Voltar para página inicial
sobre observatórioinformativo revista ecopolítica contato
pesquisadores
projeto em fluxos
ecopolítica
direitos
segurança
meio ambiente
penalização a céu aberto
documentos
eventos
links
relatórios
pesquisas
iniciações científicas
mestrados
doutorados
pós-doutorados
home | oportunidade de bolsas

oportunidade de bolsas

Título: Bolsa de Pós-Doutorado em Ciência Política

Área de conhecimento: Ciência Política

Nº do processo FAPESP: 2008/58852-4

Título do projeto: Ecopolítica: governamentalidade planetária, novas institucionalizações e resistências na sociedade de controle.

Área de atuação: Ciências Humanas/Ciência Política/Teoria Política.

Pesquisador principal: Edson Passetti

Unidade/Instituição: Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais/Núcleo de Sociabilidade Libertária (PUC-SP/ Nu-Sol).

Instituição Parceira:

Representante Instituição Parceira:

Publicado em:

Resumo:

Bolsa de Pós-Doutorado vinculada aos fluxos do Projeto Temático Ecopolítica. Governamentalidade planetária, novas institucionalizações e resistências na sociedade de controle. O projeto a ser apresentado deve dar especial atenção a modulações de direitos, sustentabilidade e resiliência. A proposta de pesquisa deve se orientar por mapeamentos e análises atravessando os fluxos segurança, meio ambiente, direitos e penalização a céu aberto. (ver site do projeto temático www.pucsp.br/ecopolitica).

Recomenda-se que o candidato observe as conexões com as pesquisas já elaboradas no interior do projeto temático e tornadas públicas em periódico do projeto (http://www.pucsp.br/ecopolitica/revista_ed_anteriores); que o projeto apresentado pelo candidato contemple governamentalidade e resiliência, articulando vulnerabilidade, segurança cidadã e sustentabilidade.

O edital destina-se a doutores que tenham obtido título a partir de 2006. Para concorrer o candidato deverá enviar: a) Projeto (contendo Objetivos; Justificativas; Metodologia de Pesquisa; Cronograma de Realização; Bibliografia); Currículo Vitae (com documentação de comprovação de atividades/publicações/títulos/participações em eventos desde 2006); 3) Carta de recomendação; 4) Declaração de disponibilidade integral para participar das atividades regulares do projeto como: apresentação de seminários, produção de resultados em suportes diversos (website, vídeos, revista eletrônica), e atividades regulares com estudantes de Iniciação Científica e demais pesquisadores.

Aceita-se projeto em português e em espanhol.

O material de inscrição deve ser enviado para projetoecopolitica@pucsp.br ou por carta registrada para o seguinte endereço:

Prof. Dr. Edson Passetti
Projeto Temático FAPESP Ecopolítica
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Rua Monte Alegre, 984
Prédio Sede, Subsolo Sala S-17
05015-001 São Paulo-SP/Brasil.

A seleção prévia para entrevista será feita pelo pesquisador principal do projeto a partir do material entregue pelo candidato. A escolha do projeto vencedor ocorrerá por meio de entrevista referenciada no material apresentado pelo candidato com banca presidida pelo pesquisador principal do Projeto Temático, dois pesquisadores doutores vinculados a este e dois professores doutores convidados. Em caso de pré-seleção de candidato de outros países a entrevista poderá ocorrer por videoconferência.

As entrevistas acontecerão entre os dias 11 e 12 junho de 2013.

Os prazos, formatos e valores da bolsa seguem as orientações de Pós Doutorado expressas pela FAPESP, cf. http://www.fapesp.br/bolsas/pd

Inscrições até 24/05/2013.

Objetivos do projeto Temático

Ecopolítica: governamentalidade planetária, novas institucionalizações e resistências na sociedade de controle é um projeto temático de pesquisa relacionado à análise genealógica do poder. Tem como objetivo principal situar a passagem da biopolítica— controle da vida da população — na sociedade disciplinar, para ecopolítica— controle da vida do planeta — na sociedade de controle, com atenção dirigida ao Brasil. Estamos diante de uma maneira de controlar que se interessa menos pela utilidade e docilidade do corpo e mais pela sua inteligência; que ultrapassa fronteiras delimitadas, provoca acontecimentos em espaços contínuos, participa da produção e da decisão de uma maneira programática. A institucionalização inacabada apresenta-se como característica da sociedade de controle na qual preponderam as práticas democráticas. Nesse sentido, a pesquisa se desloca da relação saber-poder para a relação governo-verdade, e retira o pesquisador da nítida relação superfície-profundidade, com base na gravidade, para a mesma relação no espaço sideral, onde superfícies variam segundo a perspectiva. A problematização da noção de ecopolítica contemplará fluxos cartográficos de resistências singulares e intermitentes sob a perspectiva de suas emergências, capturas e linhas de fuga. A pesquisa será realizada por movimentos singulares justapostos por fluxos de multiplicidades entre direitos; segurança; meio ambiente e penalizações a céu aberto. A pesquisa articulará dois movimentos ou fluxos: mapeamentos de institucionalizações inacabadas e cartografia de resistências singulares e intermitentes.

Edson Passetti
Professor Livre Docente do Departamento de Ciência Política e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP.
Coordenador do Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária)
Pesquisador Responsável pelo Projeto Temático-FAPESP Ecopolítica.
Governamentalziação planetária, novas institucionalziações e resistências na sociedade de controle Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 
nu-sol
 
DTI-NMD

Voltar para página inicial mapa do site página de contato