HOME
NEJ
Objetivos
Linhas de pesquisa
Programa acadêmico
PROFESSORES
PESQUISAS
TESES E DISSERTAÇÕES
SIMPÓSIOS E EVENTOS
PUBLICAÇÕES
Artigos
Livros
Análise de filmes
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
CONTATO
LINKS

Orientações Contemporâneas na Psicologia Clínica


Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar temas e questões centrais da Psicologia Clínica contemporânea, levando em consideração o pluralismo de paradigmas existentes.

 

PROJETOS

Arte e criatividade na superação do trauma da escravidão: Um estudo com afro-descendentes moradores no Pelourinho, centro histórico de Salvador
2009
Responsável: Profa. Dra. Denise Gimenez Ramos
Descrição:Trata-se de um estudo observacional do comportamento de afro-descendentes habitantes do centro histórico de Salvador, chamado de Pelourinho, bem como uma pesquisa com moradores sobre seus sentimentos em relação à sua origem e estilo de vida. Será feito também um estudo da produção artística (pintura e música) de afro-descendentes moradores nessa região. O objetivo central é estudar como os afro-descendentes expressam o trauma intergeracional da escravidão em suas expressões criativas, pintura e música. Estão sendo estudadas as pinturas dos artistas locais e as letras dos dois conjuntos musicais locais: Filhos de Ghandi e Olodum.

Situação: em andamento

O trauma intergeracional da escravidão e a formação da identidade: um estudo comparativo entre jovens afro e europeu-descendentes.
Projeto de Iniciação científica 2009
Responsável: Profa. Dra. Denise Gimenez Ramos
O objetivo desse estudo é observar os sentimentos de auto-estima e a formação de identidade em estudantes universitários afro e europeu – descendentes. Nossa hipótese é que sentimentos negativos quanto à origem familiar e etnia possam ser sintomas da presença de uma trauma intergeracional decorrente da escravidão.
Serão comparados estudantes universitários afro e europeu-descendentes quanto a essas variáveis.

Situação
: em andamento

 

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desenvolvido por DTI-Núcleo de Mídias Digitais