O Núcleo de Estudos Junguianos do Programa de Pós–Graduação em Psicologia Clínica da PUCSP reúne pesquisadores, professores e estudantes interessados em desenvolver a teoria analítica/junguiana e promover pesquisas e eventos em torno de um programa stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado.
Os estudos realizados no NEJ voltam-se para a compreensão simbólica do ser humano individualmente e no âmbito sociocultural, visando a aquisição e articulação do campo teórico-metodológico da psicologia analítica com a prática clínica. Os fundamentos da psicologia analítica são atualizados conforme contribuições de autores pós-junguianos e estudados com ênfase em modelos pluralistas da vida psicológica.
O NEJ administra grupos de pesquisa filiados ao CNPq, projetos de pesquisa, disciplinas e orientações em nível de mestrado e doutorado, e pesquisas conjuntas com a graduação em trabalhos de iniciação científica.
Realiza anualmente eventos e simpósios nos quais são convidados profissionais de diferentes áreas para debates interdisciplinares.
O NEJ teve início em 2003, com os professores Denise G. Ramos, Liliana Liviano Wahba, Ceres Araújo e Durval Faria. Contou com a colaboração dos conferencistas convidados Marion Gallbach e Alberto Pereira Lima.
A Profa.Dra. Denise Gimenez Ramos administrava aulas de Psicologia Analítica e Psicossomática Junguiana no Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar coordenada pela Profa. Dra. Mathilde Neder, inaugurado em 1995. Com o doutoramento de mais professores junguianos foi possível fundar o NEJ.
|