HOME
NEJ
Objetivos
Linhas de pesquisa
Programa acadêmico
PROFESSORES
PESQUISAS
TESES E DISSERTAÇÕES
SIMPÓSIOS E EVENTOS
PUBLICAÇÕES
Artigos
Livros
Análise de filmes
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
CONTATO
LINKS

FARIA, Durval Luiz. FEMININO, MASCULINO E RELACIONAMENTO AMOROSO – E Book

Organizado pelo Prof Durval Luiz de Faria, o livro reúne artigos de diversos autores decorrente de trabalhos no Núcleo de Estudos Junguianos, com a participação da Dra Liliana Liviano Wahba, do mesmo Núcleo. Uma leitura que atualiza noções sobre feminino e masculino na perspectiva junguiana e aborda relacionamentos atuais e suas configurações ao mesmo tempo eternas e constantemente renovadas.







FARIA, Durval Luiz; WAHBA, Liliana Liviano. CRIATIVIDADE, ARTE E PSICOLOGIA JUNGUIANA – E Book

Organizado pelos professores Durval Luiz de Faria e Liliana Liviano Wahba - também autores - trata-se de coletânea em que diversos autores abordam a criatividade e o produto artístico segundo a teoria de C. G. Jung e de pós-junguianos. Os capítulos apresentam manifestações da arte visual, literatura, dança, destacando a pujança criativa como fonte essencial da natureza humana e de suas expressões. Alguns capítulos são derivados de dissertações do Núcleo de Estudos Junguianos.






RAMOS, Denise Gimenez. A Psique do Corpo : A dimensão simbólica da doença.
Denise Gimenez Ramos enfrenta aqui um desafio: enfocar as doenças chamadas orgânicas do ponto de vista da psicologia. Herdeiros de uma cultura que cinde o homem em duas metades, corpo e psique, médicos e psicólogos ainda hoje enfrentam os preconceitos que dividem as áreas do conhecimento. Dessa forma, cada um fica com a sua “metade” acreditando que esta é a “totalidade”. Esse reducionismo esquizofrênico lesa acima de tudo o paciente, que fica perdido entre suas percepções, sua história pessoas e o saber dos cientistas.
A autora, renomada pesquisadora internacional e analista junguiana, assume aqui a difícil tarefa de romper com esses mitos e crenças de nossa era. Para tanto, parte de uma revisão crítica dos modelos conceituais sobre saúde e doença, chegando às teorias psicológicas modernas e passando pela análise das últimas pesquisas na área da psicossomática. Encontra, então, na psicologia junguiana, subsídios para o desenvolvimento de um corpo teórico coerente e capaz de abranger com maior amplitude um tema tão complexo como a questão do fenômeno psique- corpo.

 Ao apresentar e desenvolver a análise de vários casos de doença orgânica em psicoterapia, Denise Ramos demonstra como o emprego do modelo junguiano e suas técnicas levam a uma melhora no quadro de saúde geral dos pacientes.
Este livro é indicado para psicólogos, médicos, profissionais de saúde e para todos os que se interessam por, sem dúvida, um dos maiores mistérios da humanidade: o fenômeno psique – corpo.


WAHBA, Liliana Liviano. Camille Claudel. Criação e loucura. Rio de Janeiro: Record/Rosa dos Tempos, 1996. 177p.

O livro propõe o estudo do complexo processo da criação com seus aspectos construtivos e destrutivos, e o sofrimento de pessoas que possuem talento e genialidade artística. Personalidades que se afastam das expectativas sociais e familiares devem lutar penosa e arduamente para conquistar o que desejam. Aquelas atingidas pelo dom da criatividade, em geral, sofrem embates penosos. Camille Claudel, escultora francesa nascida no fim do século XIX, acometida por uma psicose paranóide, é uma dessas pessoas.
É realizada uma análise da vida e da obra de Camille Claudel desde os primeiros anos de sua vida até a maturidade, o encontro com Rodin, mestre e amante, o desespero diante de dificuldades materiais intransponíveis e a separação de Rodin. Após tal separação, o ódio pelo amante e a dor do abandono unia-se à relação hostil e tensa com a mãe e à frustração devido à limitação que seu papel como mulher impunham à penetração no mercado de arte. Descreve-se também a personalidade e a força criativa de Rodin, e como o meio artístico francês respondia à obra dela.
A internação forçada num asilo em precárias condições e suas cartas pungentes retratam uma personalidade rica, lúcida e afetiva apesar dos episódios delirantes. A psicose aparece, em parte, como uma tentativa desesperada de se proteger de conflitos insolúveis nos quais aspectos pessoais e culturais se entrelaçam.
A grandiosidade de sua obra é abordada, com interpretações simbólicas sobre sensibilidade, esperança, pureza, feminilidade, graça, desejo amoroso, tristeza, criatividade, reveladas pela destreza ímpar de artesã e permeando as relações humanas com sua beleza e seu drama inerentes. Analisam-se os fatores que bloquearam a estupenda produção, o silêncio artístico imposto por sua psique atormentada.


WAHBA, Liliana Liviano; WAHBA, Nicholas. Reconectar a mente: juntando o A e o B e o C. Exercícios para treinamento de raciocínio verbal. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. 175p.

Este livro de exercícios de raciocínio verbal destina-se a pessoas com dificuldade de expressão, seja devido a seqüelas clínicas ou por falta de aprendizado adequado. Pode ser usado no campo da reabilitação e como treino de memória e concentração para estudantes.
Juntando o A e o B e o C tem duplo significado: de um lado, são três níveis de dificuldade, mas também entende-se o encadeamento da alfabetização, quando reúnem-se as letras do abecedário descobrindo as palavras.
Os exercícios visam o treino de atenção e concentração, compreensão verbal, capacidade de síntese, uso de dedução e de analogias e ampliação de vocabulário, auxiliando a formação e organização de encadeamentos verbais.
Por meio de resenhas curtas de publicações científicas de conteúdo variado, as perguntas são elaboradas de modo diversificado requerendo flexibilidade mental para respondé-las em grau de dificuldade crescente. As respostas permitem certo grau de variação dentro dos limites do que é considerado correto.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desenvolvido por DTI-Núcleo de Mídias Digitais