HOME
NEJ
Objetivos
Linhas de pesquisa
Programa acadêmico
PROFESSORES
PESQUISAS
TESES E DISSERTAÇÕES
SIMPÓSIOS E EVENTOS
PUBLICAÇÕES
Artigos
Livros
Análise de filmes
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
CONTATO
LINKS

MOTIVAÇÃO E REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS NO COMPORTAMENTO DE TATUAR-SE: UM ESTUDO ANALÍTICO

Projeto de Iniciação Científica
Profa. Dra. Denise Gimenez Ramos
Alunas: Branca Lapolla. Mendonça e Monica Mateus da Silva

Resumo: Esse estudo visa: observar as motivações que permeiam o ato de tatuar o corpo em jovens universitários, percebendo e abarcando os possíveis significados para a tatuagem e para o momento em que esta foi realizada, isto é, visa analisar o fenômeno da tatuagem enquanto expressão de um comportamento simbólico. É provável que fatores profundos, talvez inconscientes, estejam projetados nas imagens escolhidas. É provável que esse comportamento seja a melhor forma de expressão de conteúdos emocionais além de uma forma de comunicação social.

Saiba mais

Subsídios da Psicologia para a Educação Médica
2003-2008
Responsável: Profa. Dra Liliana Liviano Wahba
Participantes do projeto
Discente: Regina Alvares Biscaro
Participante externo: Prof. Dr. Arthur Akufman - FMUSP
Projeto foi iniciado com Educação Médica de estudantes e residentes de medicina visando conscientização da subjetividade e treino de atitudes.
Uma das etapas consistiu em criar uma metodologia e conteúdos no curso da Faculdade de Medicina da FMUSP para as aulas de Psicologia Médica de terceiranistas. Para tanto, contou-se com a colaboração de uma equipe formda por psicólogos e psiquiatras.

Esse foi o Objetivo 1.

Objetivo 1: Criar uma metodologia de discussões em grupo e aulas com terceiranistas de Medicina com o intuito de promover uma reflexão sobre os problemas psicológicos envolvidos na relação médico-paciente. As discussões visam perceber como otimizar a eficácia do ato médico mediante conscientização da atividade e possibilidade de aumentar adesão do paciente ao tratamento.
Método: Instrumentalizar o aluno a reconhecer e/ou empregar os diversos níveis de comunicação: verbal e não-verbal, objetivo e subjetivo. Utilizam-se técnicas de role-playing, jogos dramáticos, exercícios de imaginação, e relatos de casos que trazem à tona as situações vividas e as emoções despertadas nos alunos, na experiência com a prática hospitalar e no contato com a Instituição, com a classe médica e com a pessoa doente.

Resultados: Um modelo de programa foi elaborado e um livro dos autores participantes do projeto está no prelo.  

Uma outra etapa do projeto geral objetivou a pesquisa de uma metodologia de supervisão para residentes em Psiquiatria com técnica da psicologia analítica. O intuito é de sensibilizar o residente com treino em psicoterapia para estimular subjetividade no atendimento.

Objetivo 2: Avaliar o método analítico em supervisões com residentes de Psiquiatria com o intuito de aprimorar a perspectiva da subjetividade e de ampliar modos de percepção e de conscientização de atitude e de comportamentos em relação aos pacientes.
Método: pesquisa utilizando Método do Discurso do Sujeito Coletivo com aplicação de questionários, entrevista e material gráfico durante supervisões em residentes de Psiquiatria.

Resultados: dissertação de Mestrado da PUC-SP.

Saiba mais


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desenvolvido por DTI-Núcleo de Mídias Digitais