Denise Gimenez Ramos
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Ganhou bolsa Fullbright, fez mestrado em Clinical Psychology - New School for Social Research (1978) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Foi editora geral da revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica - Junguiana (0103-0825) entre 1997-2008, da qual é membro analista; professora titular dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica e em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia e religião (mecanismos e rituais de cura nas religiões), psicossomática, psicologia analítica, complexos culturais como base de patologias sociais, em especial preconceito e corrupção. Atua na área internacional como autora e palestrante.Foi vice-presidente da International Association for Analytical Psychology e atualmente é membro do Comitê Executivo dessa Associação, com sede em Zurich.
Durval Luiz de Faria
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras (1984), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1968), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: perspectivas simbólicas sobre o masculino, feminino e relações de gênero, dando ênfase ao papel do pai na configuração psíquica e processos de vivência da masculinidade contemporânea, psicologia junguiana e psicoterapia analítica (com ênfase na compreensão dos sonhos na psicoterapia) e estudos sobre as relações entre arte e psique. É analista junguiano pela Associação Junguiana do Brasil (AJB) e autor do livro O pai possível (2003), Educ/Fapesp e de artigos em periódicos nacionais.
Liliana Liviano Wahba
Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2001). Membro analista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA), da qual foi presidente. Atuação em Tratamento e Prevenção Psicológica, com ênfase em Desenvolvimento Humano e Criatividade, principalmente nos seguintes temas: psicoterapia, educação médica, psicologia da arte e cultura, criatividade e individuação, criatividade e saúde. É Diretora de Psicologia da Associação Ser em Cena - Teatro para afásicos, e foi editora da revista Junguiana durante 13 anos (ISSN 0103-0825). Conferencista nacional e internacional. |