HOME
NEJ
Objetivos
Linhas de pesquisa
Programa acadêmico
PROFESSORES
PESQUISAS
TESES E DISSERTAÇÕES
SIMPÓSIOS E EVENTOS
PUBLICAÇÕES
Artigos
Livros
Análise de filmes
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
CONTATO
LINKS

DISSERTAÇÕES - 2006

Logomarca e seu simbolismo: um estudo sob a perspectiva junguiana

Ligia Maria Bonini


Orientadora: Liliana Liviano Wahba
os profissionais de propaganda e marketing, que trabalham com tais valores
Palavras-chave: logomarca, símbolos, criação, valores.
Resumo: O objetivo desta dissertação é promover uma compreensão dos símbolos presentes nas logomarcas desenvolvidas por alunos do curso de propaganda e Marketing, utilizando-se dos conceitos da teoria de Carl Gustav Jung. A maioria de trabalhos existentes têm como enfoque a semiótica. Foram estudadas logomarcas desenvolvidas pelos grupos mediante associações e amplificações, e feita uma leitura simbólica das mesmas. Concluiu-se que os símbolos representados expressam conteúdos conscientes e inconscientes de seus criadores, determinadores de valores agregados à marca. O conhecimento da psicologia profunda mostra-se importante para

Voltar

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desenvolvido por DTI-Núcleo de Mídias Digitais