HOME
NEJ
Objetivos
Linhas de pesquisa
Programa acadêmico
PROFESSORES
PESQUISAS
TESES E DISSERTAÇÕES
SIMPÓSIOS E EVENTOS
PUBLICAÇÕES
Artigos
Livros
Análise de filmes
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
CONTATO
LINKS

DISSERTAÇÕES - 2011

BRUXISMO INFANTIL: UMA INTERFACE ENTRE ODONTOLOGIA E PSICOLOGIA

Selma A.K. Axelrud

Orientador: Profa. Dra. Denise Gimenez Ramos
Palavras-chave: bruxismo; ansiedade; psicossomática; Jung.

O bruxismo é um hábito parafuncional que se caracteriza pelo rangimento ou apertamento involuntário dos dentes. Tal hábito é cada vez mais frequente na população, atingindo muitas crianças. Neste estudo, procura-se fazer uma análise da personalidade de treze sujeitos com bruxismo, com idade entre 6 e 10 anos, com o objetivo de se evidenciarem algumas características de seu funcionamento psíquico. As crianças estudadas foram submetidas à aplicação de testes psicológicos, e seus pais responderam a um questionário e à anamnese clínica. Os resultados obtidos foram agrupados em categorias, a partir dos aspectos psicodinâmicos evidenciados. O referencial teórico da Psicologia Analítica, através de seus conceitos, foi utilizado por contemplar os objetivos da pesquisa.Após a análise dos resultados obtidos, foi possível comprovar que os sujeitos de pesquisa mantêm um estado de ansiedade cronicamente elevado, o que os predispõe ao desenvolvimento de sintomas psicossomáticos, como o bruxismo. Ao longo da investigação, vários aspectos emocionais e relacionais foram considerados como prováveis origens da ansiedade detectada.


Voltar

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desenvolvido por DTI-Núcleo de Mídias Digitais