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Dissertações - 2016

IMAGEM DE SI E ESCOLHA DE MÍDIAS DE APOCALIPSE ZUMBI EM UNIVERSITÁRIOS - UMA LEITURA ANALÍTICA

Gregório do R. M. C. Dias

Orientadora: Profª. Drª Liliana Liviano Wahba
Palavras-chave: autoestima, autoimagem, habilidades sociais, Psicologia Analítica, persona, sombra, zumbis.


Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a autoimagem, a autoestima e as habilidades sociais de universitários que consomem mídias de apocalipse zumbi assiduamente. Para isso, foi aplicado o Questionário de Autoimagem e Autoestima e o Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos e Contextos para Universitários – QHC-Universitários em 20 universitários que se consideram fanáticos por mídias de apocalipse zumbi. Ainda, para comparar as variáveis de ambos os questionários e buscar correlações entre um questionário e outro, foram utilizados o coeficiente de Pearson e a hipótese do teste t-Student. Os participantes demonstraram ter uma imagem relativamente boa de si mesmos e uma autoestima inferior quando comparada a essa autoimagem. Os resultados obtidos por meio do QHC-Universitários indicam que a maioria dos participantes deste estudo apresenta dificuldades em modular o quanto se expressam, temendo os sentimentos negativos que possam surgir em seu contato com as demais pessoas, preferindo uma atitude de não confrontação. Nesse sentido, houve indícios de incongruência entre o modo como os participantes se veem e a maneira como se portam em relação às outras pessoas. Foi feita uma discussão sobre as possíveis motivações por trás da escolha da mídia de apocalipse zumbi, analisando esses resultados sob o prisma da teoria Psicologia Analítica. A partir disso, pode-se deduzir que os participantes demonstram uma persona um tanto submissa, que evita conflitos, acompanhada por uma sombra agressiva e destruidora contrapondo essa persona; conteúdos sombrios até certo ponto retratados nas narrativas de apocalipse zumbi. Por fim, infere-se que esses jovens lidam com suas dificuldades de adaptação e sentimentos negativos mediante uma forma de fuga e que a mídia zumbi simbolizaria o medo do outro, o medo de falhar, o medo do fracasso, insegurança a respeito de si mesmo.

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