HOME
NEJ
Objetivos
Linhas de pesquisa
Programa acadêmico
PROFESSORES
PESQUISAS
TESES E DISSERTAÇÕES
SIMPÓSIOS E EVENTOS
PUBLICAÇÕES
Artigos
Livros
Análise de filmes
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
CONTATO
LINKS

Dissertações - 2018

NIKKEI: UM ESTRANGEIRO EM SEU PAÍS NATAL? UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADE, ESTIGMA E PRECONCEITO COM FILHOS E NETOS DE IMIGRANTES JAPONESES

Elizabeth Yuko Haga

Orientadora: Denise Gimenez Ramos
Palavras-chave: Imigração japonesa. Identidade. Discriminação. Preconceito. Estigma. Nipo-descendentes. Nipo-brasileiros.


Resumo: Este estudo teve por objetivo principal investigar se filhos e netos de imigrantes japoneses se sentem ou se já se sentiram como alvo de discriminação, preconceito ou estigmatização devido à sua ascendência. Os objetivos secundários foram avaliar se eles se sentem mais identificados com a cultura brasileira ou com a japonesa, e se há diferenças entre filhos e netos quanto a esses sentimentos. Com essa finalidade, foram entrevistadas 31 pessoas (22 mulheres e 9 homens), dos quais eram 13 filhos e 18 netos, na faixa etária entre 50 e 65 anos de idade. A seleção desses participantes foi realizada a partir de divulgação pelas redes de relacionamento eletrônico da pesquisadora. O método utilizado foi o qualitativo e o quantitativo. Os resultados foram categorizados e analisados pelos referenciais da psicologia analítica e alguns constructos das ciências sociais. Os resultados apontaram afirmativamente para vivências de discriminação no período da infância à juventude, ambiguidades em relação à dupla raiz cultural, com possibilidades de elaboração dos conflitos no momento presente. Concluiu-se que não há diferenças entre sexos ou gerações.

Voltar

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desenvolvido por DTI-Núcleo de Mídias Digitais