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Dissertações - 2019

OFICINA DO CONVIVER: PREOCUPAÇÕES PREMENTES DE ADOLESCENTES DE ENSINO MÉDIO SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA ANALÍTICA

Ana Paula Navarro Vasconcellos

Orientador: Profa. Dra. Liliana Liviano Wahba
Palavras-chave: Adolescência. Preocupações de adolescentes. Problemas internalizantes e externalizantes. Recursos expressivos. Psicologia Analítica.


Resumo: Este trabalho objetivou identificar e compreender preocupações prementes e recorrentes bem como problemas emocionais/comportamentais de adolescentes estudantes do Ensino Médio em escola pública de São Paulo. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório sequencial de método misto, com uma etapa quantitativa, na qual 110 adolescentes responderam ao instrumento de autorrelato YSR/11-18 (Youth Self-Report), e uma etapa qualitativa, na qual 14 adolescentes, selecionados a partir da análise das escalas, participaram da Oficina do Conviver, uma metodologia com emprego de recursos expressivos/simbólicos (pinturas sobre hexágonos) e roda de conversa realizada em dois encontros. Os resultados do YSR/11-18 indicaram que 42,7% da população estudada reporta incidência de problemas emocionais/comportamentais na faixa clínica, considerando-se a escala Total de Problemas, com maior frequência de fatores internalizantes e maior incidência de problemas reportados na escala Ansiedade/Depressão. Foram observadas diferenças significativas entre meninos e meninas em Total de Problemas (p=0,012) e Fatores Internalizantes (p=0,004), com a participação de meninas na faixa clínica correspondendo a 55,8% e 67,3%, respectivamente. Na etapa qualitativa do estudo, analisaram-se as narrativas e a produção gráfica, aferindo preocupações reportadas pelos adolescentes relacionadas a: escola, relações familiares e afetivas, estados emocionais, corpo e sexualidade, vida e futuro. As preocupações e problemas emocionais/comportamentais evidenciam experiências de sofrimento psíquico, nas quais se destacam oscilações de humor repentinas, sentimentos de solidão, tristeza, ansiedade e medo, sentimentos e comportamentos autodestrutivos (suicídio, automutilação e uso de substâncias), sentimentos de desamparo, vivências de abuso e violação, transtornos alimentares e experiências relacionadas à sexualidade e identidade. As produções simbólicas permitiram apontar aspectos inconscientes dos relatos dos adolescentes e dimensionar os impactos de fantasias e de complexos autônomos que irrompem com sintomas de alheamento e desconexão, sugerindo transtornos psíquicos que demandam atenção e tratamento. O estudo aponta para a necessidade de oferecer apoio psicológico em escolas, por meio de recursos criativos, visando cuidar e auxiliar na prevenção e diminuição de risco perante o sofrimento psíquico de adolescentes.

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