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Dissertações - 2019

A EXPERIÊNCIA LABORAL DE ADOLESCENTES APRENDIZES: UM ENFOQUE DA PSICOLOGIA ANALÍTICA

Camila Costa

Orientador: Profa Dra Liliana Liviano Wahba
Palavras-chave: Adolescência. Trabalho. Jovem aprendiz. Psicologia Analítica.


Resumo: A psicologia analítica compreende a adolescência como uma trajetória em que ocorre um impulso para o amadurecimento. Por ser um período de intensa mobilização de energia psíquica, os ritos de iniciação auxiliam os adolescentes na passagem para a vida adulta. A inserção no mundo do trabalho é um dos processos que marca essa transição ao longo do desenvolvimento psicológico. Todavia, os adolescentes se deparam com inúmeras adversidades quando começam a exercer uma atividade laboral. Devido a essa constatação, o objetivo desta pesquisa foi compreender a experiência laboral de adolescentes participantes do programa Jovem Aprendiz. Para tanto, verificou-se a relação das expectativas de futuro dos aprendizes com as motivações para trabalhar, as figuras de apoio emocional e o manejo psicológico das dificuldades advindas da situação laboral. Além desse objetivo específico, investigouse a percepção dos adolescentes sobre a experiência de ser um jovem aprendiz no mercado de trabalho. Para a realização desses objetivos, adotou-se um método misto, com utilização dos seguintes instrumentos: Escala de Expectativa de Futuro, questionário especificamente elaborado para esta pesquisa e a entrevista semiestruturada. Os dados quantitativos foram submetidos à análise estatística multivariada, enquanto os resultados qualitativos foram analisados segundo a proposta de análise de conteúdo de Bardin (2015). A amostra foi composta por 60 adolescentes na faixa etária entre 18 e 21 anos. Os resultados quantitativos demonstraram que a expectativa de futuro acerca do sucesso profissional e financeiro constitui-se na principal motivação para os adolescentes entrarem para o programa Jovem Aprendiz e na razão para se manterem persistentes diante das dificuldades enfrentadas no ambiente ocupacional. Além disso, o orientador foi identificado como a principal figura de apoio nesse processo de aprendizagem profissional. De acordo com os resultados qualitativos, uma das dificuldades de ser um jovem aprendiz no mercado de trabalho é manter o engajamento no processo de formação ocupacional diante do preconceito sofrido pela condição de ser um aprendiz. Mediante os resultados obtidos, deduz-se que a experiência laboral dos adolescentes aprendizes representa um longo ritual de passagem, visto que esse processo se inicia a partir de uma necessidade de transição, possui um orientador como mentor ancião e, ao final, os jovens aprendizes podem retornar ao mundo ocupacional como profissionais adequados às demandas do mercado de trabalho.

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