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Dissertações - 2019

UM ESTUDO SOBRE O FENÔMENO DO BULLYING ENTRE ADOLESCENTES SOB O OLHAR DA PSCICOLOGIA ANALÍTICA

Sofia Marques Viana Ulisses

Orientador: Liliana Liviano Wahba
Palavras-chave: Bullying. Adolescentes. Psicologia analítica.


Resumo: O bullying entre adolescentes no ambiente escolar evidencia a complexidade de uma psicodinâmica individual e coletiva permeada pela reprodução de violências. A despeito de um amplo campo teórico-clínico acerca desse fenômeno e de suas consequências, há poucos estudos que visaram realizar uma análise aprofundada com base na perspectiva dos próprios adolescentes. Este trabalho teve por objetivo investigar o fenômeno do bullying na perspectiva de adolescentes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental que frequentam uma escola pública da cidade de São Paulo. Para tanto, adotou-se um método misto sequencial, com uma fase quantitativa, da qual participaram 91 adolescentes com idade média de 13,2 anos (DP = 1,20) que responderam ao instrumento de autorrelato Forms of Bullying Scale e, posteriormente, uma fase qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com oito adolescentes selecionados a partir da análise dos resultados da escala. Os resultados revelam que há maior frequência de alunos que reportam presenciar comportamentos de bullying do que daqueles que relatam sofrer ou praticar tais comportamentos, com frequências de 73,6%, 49,5% e 17,6% de alunos envolvidos como espectadores, vítimas e perpetradores, respectivamente. Com relação à análise das formas de bullying, há maior frequência da forma verbal no relato dos três papéis estudados, com frequências de 80,2%, 65,9% e 41,8% de alunos que declararam presenciar, sofrer ou perpetrar essa forma de bullying. Observou-se uma correlação positiva entre os fatores de vitimização e perpetração, que foi confirmada por meio das entrevistas, corroborando uma perspectiva que, em vez de delimitar e diagnosticar os adolescentes em papéis estanques, busca compreendê-los de maneira dinâmica. Depreende-se que atuações impulsivas e humilhações disfarçadas de zoação apontam modos de vinculação entre pares marcados pela violência assim como decorrentes da expressão de sofrimento interno e derivados de relações familiares e sociais. As dinâmicas, por vezes conflitivas, esperadas para a trajetória adolescente, quando perpassadas pelo bullying, produzem alta carga de sofrimento e de defesas, demandando cuidado e atenção psicológica. As narrativas também revelaram que os participantes demonstram possuir noção moral e sentimentos empáticos, bem como a capacidade de apresentar proposições criativas de intervenção e prevenção do bullying na escola. Tais atributos requerem apoios seguros e a condução de adultos que possam orientar esses jovens.

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