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Dissertações - 2021

PODE OU NÃO PODE? GRUPO DE MÃES E PAIS ONLINE DEBATENDO REGRAS E LIMITES: UM OLHAR DA PSICOLOGIA ANALÍTICA

Clarissa dos Santos Baptista Nascimento 

Orientadora: Profa. Dra. Liliana Liviano Wahba
Palavras-chave: Pais. Limites. Regras. Isolamento social. Psicologia analítica. Fotografia.

Resumo: No âmbito da psicologia clínica infantil, diversos estudos enfocam a participação dos pais no atendimento de crianças, contudo pouca atenção é direcionada à vivência da parentalidade e a relação com os filhos, notadamente diante da tarefa de educar e determinar regras e limites. Este trabalho, embasado na perspectiva da psicologia analítica, objetiva investigar as atitudes relatadas por mães e pais em relação às regras e limites dados aos filhos. Trata-se de um estudo qualitativo no qual participaram nove mães e pais, solteiros ou casados, com filhos entre 4 e 6 anos. Os instrumentos utilizados foram: entrevista inicial, grupo reflexivo online em duas sessões e fotografia como recurso expressivo imagético para favorecer a expressão subjetiva. A modalidade de grupo online foi aplicada devido ao isolamento social decorrente da pandemia causada pela COVID-19. A análise de resultados segue o procedimento temático apontando para duas modalidades de atitude de modo amplo: de um lado, mães e pais se apresentam compreensivos, flexíveis e incluem os filhos no processo educativo, mantendo proximidade e abertura para diálogos e combinados. De outro, em seus discursos e associações a partir do recurso fotográfico (não verbal), revelam-se indícios de inseguranças e incertezas nas atuações com os filhos e entre o casal parental, com hesitações em assumir condutas firmes nas situações em que seriam necessárias. Conclui-se que o grupo e o uso da fotografia se mostram ferramentas potentes e enriquecedoras na promoção de espaços de escuta aos pais para o auxílio da construção subjetiva de seus papéis e fortalecimento de suas condutas parentais no processo educativo.

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