NEJ
Análise de filmes
LINKS

Teses - 2019

O DESLIGAMENTO INSTITUCIONAL DE ADOLESCENTES: INTERVENÇÃO POR MEIO DA TÉCNICA EXPRESSIVA PAISAGEM PSÍQUICA: UM ENFOQUE JUNGUIANO

Sandro José da Silva Leite

Orientadora: Liliana Liviano Wahba
Palavras-chave: Paisagem Psíquica; técnica expressiva; adolescente; desligamento institucional; expectativa de futuro; satisfação de vida; Psicologia Analítica.

Resumo: A presente pesquisa propõe estudar um suporte psicológico para adolescentes, durante o processo de desligamento institucional, por meio de uma intervenção com técnica expressiva. Tem como principais objetivos investigar as expectativas quanto ao futuro e satisfação de vida, compreender narrativas individuais, por meio de processamento simbólico e imagético dos adolescentes, utilizando-se como instrumento de intervenção a técnica expressiva Paisagem Psíquica. Para tanto, faz-se necessário fundamentar a técnica a partir do estudo dos quadrantes, de acordo com a teoria de C. G. Jung. Os instrumentos de aferição são as escalas EEQF e EMSVA, entrevistas inicial e final e processo de intervenção, com a aplicação da técnica. Os participantes são 11 adolescentes de Casas Lares e SAICAs, com idade de 17 anos e um mês e 17 anos e 11 meses, de ambos os sexos, em processo do desligamento institucional. O método usado é misto, com enfoque exploratório sequencial. Com cada um dos 11 adolescentes foram realizados encontros semanais e individuais, e três desses jovens realizaram o procedimento completo, incluindo-se aplicação das escalas EEQFA e EMSVA, entrevistas inicial e final e oito sessões de intervenção. Os demais não completaram os encontros por motivos diversos. Três estudos de caso complementam as informações. Após a intervenção, o estudo dos quadrantes apontou algumas diferenças significativas: os que completaram os encontros apresentaram mais formas que indicam circulação ao redor de um centro (espiral), assim como as que se referem a introspecção (vertical), e menos formas de centralidade e proteção (círculo) e de ênfase em corpóreo e físico (quadrante inferior direito); aqueles que não completaram os encontros apresentaram apenas aumento na forma espiral. Em consideração aos estudos de caso, foram identificados mais elementos nos primeiros encontros em relação aos últimos, indicando discriminação ao longo da intervenção. Esses indicativos da técnica expressiva a respeito de uma apreensão consciente - ainda que parcial - aliam-se aos resultados do instrumento EMSVA, com aumento de pontuação - sem verificação estatística - das dimensões em satisfação de vida, com exceção da escola. A diminuição de pontuação - sem verificação estatística - em relação à expectativa quanto ao futuro (EEQFA) pode estar atrelada à proximidade do desligamento. A análise qualitativa nos estudos de casos demonstra que os adolescentes puderam expressar sentimentos, manifestar a imaginação livremente, esboçar planos futuros, tecer reflexões sobre possibilidades e limitações em relação à vida fora da instituição.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desenvolvido por DTI-Núcleo de Mídias Digitais