HOME
NEJ
Objetivos
Linhas de pesquisa
Programa acadêmico
PROFESSORES
PESQUISAS
TESES E DISSERTAÇÕES
SIMPÓSIOS E EVENTOS
PUBLICAÇÕES
Artigos
Livros
Análise de filmes
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
CONTATO
LINKS

Teses - 2020

BRINCANDO COM OS SONHOS: RECURSO INTERVENTIVO GRUPAL BREVE A PARTIR DE CONTEÚDOS ONÍRICOS – UMA PROPOSTA PARA CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Michel Alexandre Fillus 

Orientadora: Profa. Dra. Liliana Liviano Wahba
Palavras-chave: Psicoterapia infantil. Violência contra crianças. Sonhos. Psicologia analítica.

Resumo: A pesquisa objetivou avaliar a efetividade de um recurso interventivo breve, lúdico e grupal, de caráter psicoterapêutico, baseado no contexto onírico denominado oficina “Brincando com os sonhos”, para crianças vítimas de violência. Visou verificar a adaptação psicológica dos participantes do estudo, de acordo com alguns instrumentos e análise de material projetivo expressivo. A adaptação psicológica foi compreendida, sob uma perspectiva junguiana, em termos do desenvolvimento psíquico infantil vinculado a uma adaptação – interna e externa –, possibilitada por um ego com progressiva capacidade de agência. Participaram da pesquisa 33 crianças, com idade de seis a onze anos, de ambos os sexos, com histórico de violência, atendidas na modalidade de contraturno escolar por uma OSCIP, na região metropolitana de Curitiba, Estado do Paraná. As crianças foram organizadas em Grupo Experimental, em que foi aplicado o recurso interventivo oficina “Brincando com os sonhos” (nove encontros semanais); Grupo Placebo, em que foi aplicado um procedimento placebo (nove encontros semanais); e Grupo Controle, que não recebeu intervenção durante o mesmo período. Os participantes foram testados antes e depois das intervenções por meio dos instrumentos: Escala de Estresse Infantil (ESI), Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) e Teacher Report Form (TRF 6-18). Os resultados da análise estatística apontaram significativa diminuição de estresse total e dos itens reações psicológicas e reações psicofisiológicas e melhora nas habilidades cognitivas, com resultados significativos no subteste Raciocínio Matricial e no QI total para o Grupo Experimental. Não houve significância estatística dos resultados referentes aos comportamentos avaliados pelo TRF no Grupo Experimental. Observaram-se resultados qualitativos, aferidos pelas produções plásticas, relatos dos sonhos, verbalizações e brincadeiras, em termos da expressão de emoções, conflitos e conteúdos simbólicos, apontando para busca de proteção e fortalecimento egoico. Tal expressão foi relacionada à diminuição do estresse e a um melhor desempenho em aspectos cognitivos, assim como à diminuição de comportamentos opositores e desafiadores. A efetividade da oficina no fortalecimento da adaptação psicológica foi parcialmente verificada pelas hipóteses formuladas, considerando-se que o recurso interventivo mostrou favorecer a promoção de adaptabilidade nas crianças e da sua capacidade individual de agenciamento do eu. Futuros estudos são recomendados com o emprego desta intervenção grupal a fim de verificar sua efetividade.

Voltar

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desenvolvido por DTI-Núcleo de Mídias Digitais