HOME
NEJ
Objetivos
Linhas de pesquisa
Programa acadêmico
PROFESSORES
PESQUISAS
TESES E DISSERTAÇÕES
SIMPÓSIOS E EVENTOS
PUBLICAÇÕES
Artigos
Livros
Análise de filmes
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
CONTATO
LINKS

Teses - 2024

PROGRAMA DE CUIDADO PSICOLÓGICO E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS PARA ADOLESCENTES DE ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA ANALÍTICA

Ana Paula Navarro Vasconcellos 

Orientadora: Profa. Dra. Liliana Liviano Wahba
Palavras-chave: Adolescência. Habilidades socioemocionais. Intervenção psicológica. Psicologia junguiana. Psicologia analítica.

Resumo: Esta pesquisa objetivou investigar a efetividade de um Programa de cuidado psicológico e desenvolvimento de habilidades socioemocionais para adolescentes de Ensino Médio (EM) de escolas públicas. Considerou como hipóteses de verificação o aumento do repertório de habilidades e a diminuição de problemas emocionais e comportamentais reportados. Trata-se de um estudo quase-experimental de métodos mistos com pré/pós-teste/follow-up, grupo experimental (GE) e controle (GC), com embasamento teórico da psicologia junguiana. Participaram 64 adolescentes de segundas séries do EM de duas escolas em São Bernardo do Campo/SP, idades entre 16 e 18 anos (GE/n=30; GC/n=34). O Programa tem nove encontros (3 meses), estruturado em quatro Técnicas principais, com emprego de recursos expressivos e metodologias ativas/colaborativas de ensino-aprendizagem. Resultados estatisticamente significativos foram observados em ambos os instrumentos de autorrelato. YSR/11-18: no GE diminuição no total de problemas emocionais e comportamentais reportados (comparação T0/T2), redução de problemas com o pensamento (T1), redução de problemas externalizantes (T2); no GC não houve mudanças significativas. IHSA-Del-Prette: no GE aumento do repertório global de HS (T1), diminuição global de dificuldades e ansiedade na emissão de respostas de HS (comparação T0/T2 e T2) e melhoras significativas após a intervenção em cinco, dos seis fatores avaliados em frequência e dificuldade pelo instrumento; no GC melhora na frequência de duas subescalas/fatores, Desenvoltura Social e Assertividade (T1). Os resultados qualitativos corroboraram os achados quantitativos, destacando-se habilidades de expressão e regulação emocional e inibição parcial de impulsos autodestrutivos. As análises corroboram as hipóteses aventadas e sugerem a efetividade do Programa. Este estudo foi realizado com apoio da FUNDASP.

Voltar

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desenvolvido por DTI-Núcleo de Mídias Digitais