Conheça os membros do grupo de pesquisa e acesse os currículos lattes de pesquisadores e estudantes.
Amálio Pinheiro
é poeta, tradutor e professor no pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Coordena o Grupo de Pesquisa “Barroco e Mestiçagem”, onde se investigam as relações entre as áreas de literatura, comunicação e cultura na América Latina, ao mesmo tempo em que se experimentam modos de conhecimento não dualistas para o continente. Tem produzido ensaios e traduções comentadas de autores da Espanha, da América Latina e do Caribe. Desenvolve pesquisas sobre as relações entre a memória cultural, as artes e as ciências não clássicas, com ênfase nas conexões e ramificações entre voz, poema, corpo, séries culturais e paisagem urbana, que se desdobram aquém das dicotomias entre sociedade e natureza. Publicou, entre outros, “César Vallejo: o abalo corpográfico”, “César Vallejo a dedo” (tradução) "Aquém da identidade e da oposição. Formas na cultura mestiça", "Nicolás Guillén: Motivos de son", e “Rafael Alberti: Sobre os anjos” (tradução), “América Latina: barroco, cidade, jornal”, “Tempo Solto” (poemas).
Abreu Castelo Vieira dos Paxe
Nasceu em 1969, no vale do Loge, município do Bembe, província do Uíge, Angola, país africano com população estimada em 22 milhões de habitantes. Paxe licenciou-se em Língua Portuguesa e fez o mestrado em ensino de Literaturas em Língua Portuguesa no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Luandas. Faz sua pesquisa de Doutorado no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, sob orientação do Professor Amálio Pinheiro. É professor de Literatura Angolana, de Teoria da Literatura e de História das Instituições Tradicionais Angolanas no ISCED e membro da União dos Escritores Angolanos (UEA). É autor, dentre outros, de A chave no repouso da porta (2003 − Prémio António Jacinto) e O vento fede de luz (União dos Escritores Angolanos, 2007). Em 2000, foi o ganhador do prêmio “Um Poema para África”. Para ele “a poesia se realiza nos elementos que se perdem no cotidiano”.
Adriano Alves Fiore
Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, conclusão em 1992 e colação de grau em 1993) e em Comunicação Social e Jornalismo pela Faculdade Pitágoras, Campus Metropolitana de Londrina, em 2009. Obteve o título de mestre em Comunicação (área de concentração: Comunicação Visual) pela UEL, em 2011. É doutorando em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pesquisador bolsista do CNPq sob o processo de número 161691/2012-9.
Ayrson Heráclito
Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor do quadro permanente do Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Integra como pesquisador o GAP (Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Arte e Patrimônio), cadastrado no CNPQ. Artista Visual, suas obras transitam pela instalação, fotografia, audiovisual e performance, lidam com frequência com elementos da cultura afro-brasileira e já foram apresentadas em mostras nacionais e internacionais: Bienais, Salões, Exposições individuais e festivais de arte eletrônicas, como a 3ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre) 2001, MIP2 - Manifestação Internacional de Performance (Belo Horizonte) 2009, Trienal de Luanda 2010, Europalia Brasil (Bruxelas) 2011, e possui obras em acervos no Museum der Weltkulturen Franfurt na Alemanha, no Museu de Arte Moderna da Bahia, no Videobrasil e em diversas coleções particulares. Foi curador de diversas exposições, tais como: Cosmogonia Cravo - 2007 (Museu Rodin/Bahia), A Grande Arca do artista Edgard Oliva 2011-2012 (SSA, RJ e SP). Atualmente integra a equipe de curadores-chefe da 3ª Bienal da Bahia.
Cecília Dossa
Cantora e compositora, é habilitada em Música e mestre em Estudos da Linguagem, linha de pesquisa: música, educação, estética e amálgamas sonoros. Doutoranda em Comunicação e Semiótica - Cultura e Ambientes Midiáticos (PUC-SP), aborda a temática música no audiovisual. Professora no IFMT, Cuiabá, atua nas áreas de Música e Regência Coral. Interesses: composição e processo de criação; trilha sonora; e crítica cultural.
Page: http://ceciliadossa.wix.com/ceciliadossa
Cibele Simões Ferreira Kerr Jorge
Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e membro do grupo de pesquisa: Comunicação e Cultura, Barroco e Mestiçagem, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica desta universidade, é Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e bacharel em Publicidade, Propaganda e Criação em pela mesma. É docente nas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo e trabalhou como ilustradora publicitária. Atualmente tem se dedicado a pesquisas sobre cultura popular, música e seus desdobramentos sociais.
E-mail: cibelekerr@gmail.com
Dayse Porto
Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2014); tem especialização em Roteiros e Programas Audiovisuais pela Unijorge (2010); é graduada em Comunicação/Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (2007); fez cursos de extensão na Universidad de Santiago de Compostela (Espanha) e na Escuela de Cine y TV San Antonio de Los Baños (Cuba). Atua como editora de texto/roteirista em TV e cinema documentário. Suas pesquisas referem-se à representação cultural do baiano na TV, teledramaturgia, roteiro, oralidade e outras “dobras”.
Meu vimeo: Dayse Porto
Dirceu Martins Alves
Prof. Adjunto do Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), onde pesquisa a relação da Cultura com as Mídias na América Latina. Doutor em Comunicação e Semiótica (PUCSP/2010); Mestre em Comunicação e Semiótica (PUCSP/2004); Especialista em Teoria Literária (UNESP/1995/); Licenciado em Letras (Português/Espanhol; UNESP/1996); Licenciado em Letras (Português/Inglês) (FMU/1992). É escritor, roteirista, diretor e produtor de audiovisual.
Hiran Posses
Doutorando em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura (UNAMA/PA). Licenciado pleno em Letras (UFPA). Membro do grupo de pesquisa "Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem, PUC/SP" pesquisando as temáticas: poéticas orais, estudos culturais; memórias e imaginários. Professor da FECAMPO/UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) e coordenador do Programa de Extensão e Pesquisa: Mito-poéticas Kyikatêjê: repertórios "tectônicos" em devir com a educação bilíngue.
https://kyikateje.wordpress.com/sobre/
Jurema Paes
Possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Católica do Salvador (1996), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Historia social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora da Pós Graduação Lato Senso da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, curso História, Cultura e Sociedade. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, História da Música Brasileira e História das culturas, atuando principalmente nos seguintes temas: Tropeirismo, história e musica, cultura e cidade, cidade e cotidiano e história cultural.
Laís Santoyo Lopes
Laís Santoyo Lopes é fotógrafa, graduada em Cinema pela FAAP, mestre e doutoranda em Comunicação e Semiótica na PUC - SP.
Lisani Albertini
Lisani Albertini de Souza é mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e especialista em Técnica Klauss Vianna (PUC-SP). Atualmente é docente dos cursos de graduação na área da Comunicação Social da Universidade FIAM FAAM, coordenadora de disciplina EAD na Universidade Anhanguera e professora e Escola de Coluna na Porto Seguro Saúde. Investiga o corpo como linguagem através da relação entre: teoria do corpo mídia, anatomia humana, neurologia, gestualidade, estética, semiótica, mestiçagem e teoria da memética. Atualmente realiza graduação em Quiropraxia na Universidade Anhembi Morumbi, integra o grupo de pesquisa “Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem” (PUC-SP) coordenado pelo Prof. Dr. Amálio Pinheiro. Possui graduação em “Comunicação das Artes do Corpo”, com habilitação em Teatro pela PUC-SP (2006) e formação técnica em teatro pelo Teatro-escola Célia Helena. Realizou estágio docência na disciplina “Leituras Semióticas do Corpo” ministrada pela Prof. Dra. Christine Greiner no curso de Comunicação das Artes do Corpo (graduação) na PUC-SP (2009). Tem experiência nas seguintes áreas: artes cênicas, com ênfase na preparação corporal de atores através da técnica Klauss Vianna; na área da saúde, com ênfase em anatomia humana e Quiropraxia; e na área da comunicação, com ênfase em teoria da comunicação. Atuando principalmente nos seguintes temas: arte, anatomia, cultural e semiótica.
Luís Fernando Pereira
Escritor. Trabalha também como professor, leitor crítico e revisor de trabalhos acadêmicos, obras de ficção e outras produções editoriais. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, pesquisa narrativas e suas relações com outras séries culturais.
Luiza Rosa
Sou graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFMS). Cursei especialização em Dança (UCDB/MS) e mestrado em Comunicação e Semiótica (COS/PUC-SP), tendo integrado reuniões do Centro de Estudos em Dança. Curso doutorado no COS/PUC-SP, com orientação do professor Amálio Pinheiro e integro o grupo de pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem. Interesso-me por reflexões que envolvem corpo, política, criação e comunicação.
Mara Lafourcade Rayel
Graduada em Língua e Literatura Portuguesas pela PUCSP (1985). Cursou Pós-graduação em Comunicação e Semiótica de 1985 a 1992 pela mesma universidade. Atuou por 28 anos na coordenação de projetos e edição de publicações didáticas e paradidáticas. Desde 2008, orienta informalmente grupos de estudo das obras de Baruch Espinosa e Gilles Deleuze. Retomou o mestrado em Comunicação e Semiótica da PUCSP com o objetivo de investigar, à luz de Espinosa, a "potência dos afetos diante das urgências tecnocomunicacionais do Capitalismo e a invenção de outros possíveis". Escreve, desenha e publica seu trabalho em http://texto-em-ato.blogspot.com.br/.
Marcela Belchior
Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2010). Graduada em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2006). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica da Cultura, América Latina, Poéticas do Movimento, Espaço Urbano e Mestiçagem.
Contato: belchior.marcela@gmail.com.
Maria Lucia de Paiva Jacobini
Maria Lucia de Paiva Jacobini é economista formada pela Unicamp, Jornalista pela Puc-Campinas e especialista em Jornalismo Científico pelo Labjor/Unicamp. É Mestre e Doutora pela Comunicação e Semiótica da PUC-SP com bolsa CNPq. Atua como jornalista e integra o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem da PUC-SP e docente do Curso de Jornalismo da PUC-Campinas.
Micheliny Verunschk
Doutoranda em Comunicação e Semiótica e mestre em Literatura e Crítica Literária, ambos pela PUC-SP. Pesquisa atualmente questões relacionadas aos santos não canônicos em diálogo com as mídias. É autora de Geografia Íntima do Deserto (Landy, 2003), O Observador e o Nada (Bagaço, 2003), A Cartografia da Noite (Lumme Editor, 2010), B de bruxa (Mariposa cartonera, 2014) e Nossa Teresa - Vida e morte de uma santa suicida (Patuá, 2014). Foi finalista do Prêmio Portugal Telecom de 2004.
Mila Goudet
Doutora em Comunicação e Semiótica (2010) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Psicologia Clínica no Núcleo de Subjetividades Contemporâneas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Graduada em Arquitetura e Urbanismo na Escola de Engenharia de São Carlos - USP (1993). É professora na UNIP no curso de Arquitetura e Urbanismo desde 2011 e no curso de Design de Interiores desde 2013. Atua como profissional liberal na área de cenografia em TVs educativas tais como TV SENAC, SESC TV e TVT desde 1993. No teatro, trabalhou com companhias tais como Parlapatões Patifes e Paspalhões e Falbalá. Suas atividades acadêmicas relacionam-se principalmente com os seguintes temas: mídias e cultura, sociedades e cultura ibero-americanas, metrópoles ibero-americanas, semiótica da cultura, teoria da mestiçagem cultural, imagens da cidade, a cidade nas mídias: jornal, televisão, cinema e literatura.
Orlando Garcia
Orlando Garcia é Graduado em História na FAI e em Pedagogia na FALC, é Pós-Graduado em História, Sociedade e Cultura, Mestre em Comunicação e Semiótica e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; é autor dos artigos: Migração cultura e mestiçagem: o desenvolvimento mestiço numa comunidade indígena Terena, publicado pela Revista Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade (PUC-SP); O Jeito Terena de ver TV, publicado pela Revista Algazarra. Revista Eletrônica de Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem (PUC-SP). É autor dos capítulos de livros: Cultura linguagem e educação: o índio ensinando e aprendendo com a televisão; Tradição e Oralidade: estudando e aprendendo com o mito indígena; A Imagem do Índio na Câmera do Vídeo: o efêmero e o mosaico no ritual dançante indígena; Encontro Cordial, no Brasil de Portugal (século XVI), ambos publicados pela Coletânea de estudos acadêmicos em Letras e Educação - CAELE; é pesquisador da cultura indígena e suas conexões culturais e mestiças com a sociedade não índia; possui experiência na docência, como professor de História, há 26 anos.
E-mail: Orlandohist@ig.com.br
Raquel Rennó
Raquel Rennó (São Paulo, 1972) é professora adjunta do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas – CECULT da Universidade do Recôncavo da Bahia e professora do mestrado em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). É consultora dos cursos de extensão universitária em Arte e Tecnologia e membro do conselho de redação da revista ARTNODES da UOC (Universitad Oberta de Catalunya). Pesquisadora-líder do grupo de estudos em Práticas Artísticas, Espacialidade e Ciências da Vida (PAEC/CNPQ) e membro do International Society for Biosemiotics, do International Center for Info Ethics (ICIE) e do Bioart Society (Helsinki). Participa de projetos de pesquisa e experimentação em arte e cultura digital com artistas e pesquisadores latino-americanos e europeus na Associação Cultural ZZZINC (Barcelona). Membro da ONG Outras Tribos-Bailux, que atua no âmbito da inclusão digital e preservação cultural com ativistas e lideranças da comunidade Pataxó de Aldeia Velha. Codirige o festival Tropixel, nodo brasileiro do Pixelache (Finlândia), plataforma transdisciplinar para artes experimentais, design, pesquisa e ativismo. Mais informações em: www.raquelrenno.net
Regina Helena Giannotti
Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em fevereiro de 2015 assumiu a Direção Acadêmica do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas, Humanas e da Educação do Complexo Educacional FMU. Atuou como representante docente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da instituição desde 2011 e assumiu a presidência da comissão em fevereiro de 2015. É publicitária formada pela Universidade Metodista de São Paulo; especialista em Gestão do Marketing Internacional pela mesma instituição; é mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Leciona disciplinas de Negócios Internacionais, Marketing Internacional, Marketing Básico, Administração Mercadológica, Gestão da Informação e Comunicação, Planejamento Estratégico e Teoria da Comunicação para os cursos de Administração, Tecnólogos em Marketing, Criação Publicitária, Produção Cultural e Publicidade e Propaganda. É membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura, Barroco e Mestiçagem da PUC-SP (dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/0139238491052500) . Atualmente estuda a relação entre cultura e economias criativas. (www.economiacriativanow.com). Contato por e-mail rgiannotti@uol.com.br ou regina.giannotti@icloud.com
Silvia Regina de Jesus Guimarães
Doutora e mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, graduou-se em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda, pela Universidade São Marcos. Atualmente é professora da Universidade Nove de Julho e faz parte do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Comunicação Social - P.P. Possui experiência com criação publicitária e marketing; como pesquisadora, atua principalmente nos seguintes temas: semiótica do gosto, tradução e mestiçagem, cozinha afetiva, interações sensíveis e alteridades.
gostonomia.com.br
Tatiana Cardeal
Graduada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1992), mestranda no Programa de Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Trabalhou em jornais e revistas de 1993 a 2003 (Folha de São Paulo e Editora Abril), na área de Comunicação Visual, com ênfase em Design Gráfico, Direção de Arte, Fotografia e Edição Fotográfica. Desde 2004 dedica-se à fotografia de questões sociais e ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, impacto socioambiental, comunidades tradicionais, cultura e direitos humanos; trabalhando em parceria com institutos de pesquisa, ONGs e fundações nacionais e internacionais. Seus interesses acadêmicos relacionam-se ao estudo das estratégias de linguagem fotográfica e percepção nas narrativas que representam a relação do homem com o meio em que vive.
Victor Marques
Victor Marques é formado em Letras pela PUC-SP (2008 – 2012; com habilitação em português e francês), onde aprofundou seus estudos em literatura francesa contemporânea. Mestrando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2013 – 2015), sob a orientação de Jerusa Pires Ferreira, onde estuda ambientes de cultura marginal. Membro dos grupos de pesquisa: Centro de estudos de oralidade, onde estuda os universos de Fausto, e do grupo Comunicação e cultura: barroco e mestiçagem, com foco nas relações entre mídia e barroco na América Latina.