O que é o Programa CADS?
O Programa CADS - Cidadania Ativa para o Desenvolvimento Sustentável é um programa de formação em pesquisa e avaliação para atores comunitários que trabalham no nível dos distritos e bairros das cidades com intuito de fortalecer a cidadania ativa e o desenvolvimento urbano sustentável. A iniciativa foi criada dentro no Núcleo de Estudos do Futuro (NEF) da PUC-SP e seu principal objetivo é oferecer um Programa que capacite pessoas que residem nos locais mais vulneráveis das cidades brasileiras para que elas possam realizar pesquisas e avaliações sociais que contribuam e fortaleçam sua participação social e política e a melhoria de seus territórios tanto do ponto de vista social, quanto ambiental. Dessa maneira, a partir da articulação de um processo participativo junto a populações locais, o resultado final é a co-criação de um projeto de pesquisa ou avaliação específico desenvolvido pelas pessoas participantes, que contribua para a solução de problemas identificados e enfrentados pela comunidade local.
O Programa parte do pressuposto de que pesquisas e avaliações são instrumentos que servem como evidências e argumentos para a participação social e política e, por isso, tem como premissa realizar uma leitura e/ou releitura participativa do histórico de construção social do território onde o Programa é executado. Os pilares que orientam o processo formativo são:
- Nenhum direito a menos;
- Desenvolvimento sustentável;
- Qualificação e fortalecimento de associações, grupos, coletivos e redes comunitárias locais;
- Reivindicação e participação da população na construção dos orçamentos públicos e na tomada de decisões relacionadas às políticas públicas implementadas a nível territorial.
O objetivo específico é que populações locais, consideradas em sua diversidade e potencialidades, se apropriem de metodologias e ferramentas técnicas para produzir, organizar, compartilhar e comunicar dados e conhecimentos produzidos pela esfera governamental, pelas universidades e pela sociedade civil organizada. Por essa razão, a proposta de formação é de caráter interdisciplinar e voltada à intervenção social. O programa, além disso, se apoia em duas agendas internacionais ratificadas pelo governo brasileiro que estabelecem pactuações globais e trazem avaliações da realidade e instrumentos de análise para a realização de intervenções: A agenda 2030 (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS) e a Nova Agenda Urbana (Habitat III).
Todo o Programa se realiza a partir do diálogo e co-construção com a população local - desde as características do público-alvo da formação até os focos dos conteúdos oferecidos e a priorização de temáticas de interesse.
O Programa também conta com referências de outros projetos do NEF-PUCSP e da Cátedra Ignacy Sachs de Ecossociodesenvolvimento, tais como o GPS - Guia de Gestão Pública Sustentável, o PIAUI - Primeira Infância à Última Infância , o BISUS - Boletim de Inovação e Sustentabilidade e o PAS - Programa de Aceleração da Sustentabilidade.
Coordenação Executiva: Pedro Aguerre e Alice Junqueira
Contatos: pedroaguerre@uol.com.br e alicejtc@gmail.com
Grupo de apoio: Augusto Veloso Leão, Claudia Cristina Trigo de Aguiar, Claudia Rosalina
Adão e Kamila Gomes.