PAS

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE

I. INTRODUÇÃO.


As últimas décadas foram marcadas por crises que construíram um cenário global instável e marcado por profundos problemas nas áreas econômica, ambiental e social. Num prisma positivo, estas problemáticas ao se somarem deram a humanidade uma grande oportunidade, a chance da mudança.

 

Para isso, a educação tem um papel-chave, uma vez que é um instrumento universal na disseminação de ideias, conhecimentos e valores, onde a sustentabilidade deve servir de base para as novas ações acadêmicas.

 

A sustentabilidade tem ocupado um papel protagonista na nova forma de se pensar o mundo. Trata-se de um modelo baseado em dimensões social, econômica, ambiental e cultural, que busca satisfazer as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades.

 

A educação para a sustentabilidade se faz necessária principalmente para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades para com o mundo, deslocando o modo de pensar individual para o coletivo, onde cada indivíduo passa a ter consciência de que suas atitudes influenciam o andar da sociedade e o bem-estar do planeta. A nova agenda rompe com o pensamento do homo economicus e faz a transição para a espiritualidade.

 

A formação de cidadãos conscientes sobre o desenvolvimento sustentável ocorrerá na medida em que a academia se comprometer a discutir e colocar em prática ações para a conscientização de problemas sociais e ambientais, dentro de uma visão sistêmica sem desprezar os conflitos do homem com a natureza, procurando simultaneamente uma solução para estes conflitos.

 

Neste cenário, o Núcleo de Estudos do Futuro (NEF), que tem um histórico na área, apresenta o Programa de Aceleração da Sustentabilidade, como uma forma de contribuir para que a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo seja protagonista neste processo de evolução, uma vez que possui as características necessárias para estar a frente do seu tempo e carregar a bandeira da sustentabilidade. Já em sua missão a universidade assegura a liberdade de investigação, de ensino e de manifestação de pensamento, objetivando sempre a realização de sua função social, considerada a natureza e o interesse público de suas atividades.

 

A formação humanística proposta pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo vem de encontro com o desenvolvimento de uma cultura para a sustentabilidade e o fortalecimento de seus baluartes. Através do pensamento Cristão, nos ensinamentos do evangelho, nas obras de Santo Agostinho e no pensamento de São Francisco de Assis, percebe-se o elo e a essência entre a vida humana e natureza.

 

Nesse sentido o Programa de Aceleração da Sustentabilidade - PAS tem como objetivo central promover uma Cultura da Sustentabilidade a partir das Universidades, através de promoção de atividades que ajudem a sensibilizar, conscientizar,  mobilizar e preparar as comunidades acadêmicas como um todo; se tornando agentes de transformação na sociedade contribuindo dessa forma a superar os desafios locais e globais planetários que se apresentam,  fortalecendo o desenvolvimento humano e a evolução coletiva da  consciência.

 

 

II. PAS – FUNDAMENTOS E ESTRUTURA


O cenário global trás consigo um momento de transição. A evolução da ‘sociedade do conhecimento’ para a ‘sociedade da consciência’ está intimamente relacionada ao autoconhecimento dos seres humanos e tem como alicerce uma construção social que terá como base os quatro pilares da educação propostos pela UNESCO [1]; aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

 

O referido relatório (UNESCO, 2010) entende que a universidade deve ocupar o centro do sistema educacional, mesmo que existam outros estabelecimentos de ensino superior, e que essencialmente deve desempenhar as seguintes funções: a) preparação para a pesquisa e para o ensino; b) oferta de uma formação, em diferentes áreas, bastante especializada e adaptada às necessidades da vida econômica e social; c) abertura a todos para responder aos múltiplos aspectos do que se designa por educação permanente, em sentido lato; e) cooperação internacional. Ainda, defende que a universidade:

 

Promover el estudio de la prospectiva en Iberoamérica, es uno de sus objetivos. Además, crear una comunidad de competencias, conceptos, métodos y prácticas en la prospectiva y organizar una red iberoamericana para analizar e intercambiar información sobre los diferentes países iberoamericanos y sus prácticas de prospectiva.


“(...) deve dispor, também, da possibilidade de se exprimir com toda a independência e responsabilidade acerca de problemas éticos e sociais – como uma espécie de poder intelectual, indispensável para ajudar a sociedade a refletir, compreender e agir. A diversidade da educação secundária e as possibilidades oferecidas pela universidade deveriam fornecer respostas válidas para os desafios da massificação, ao suprimir a obsessão pela via principal e única. Combinadas com a generalização da alternância estudo/trabalho, elas deveriam permitir, também, a luta eficaz contra o fracasso escolar. O desenvolvimento da educação ao longo da vida implica o estudo de novas formas de obtenção das certificações que levem em consideração o conjunto das competências adquiridas”. (UNESCO, 2010, p.34)

Neste contexto, diversos esforços voltados à sustentabilidade já vêm sendo desenvolvidos na universidade, tais como: a) projetos do PAC; b) implantação da disciplina ‘sustentabilidade’ no currículo do curso de graduação em administração; c) projetos de pesquisa de alunos e professores e trabalhos acadêmicos desenvolvidos em diferentes núcleos e programas de graduação e pós-graduação; d) programa de coleta seletiva do lixo; e) realização de eventos, como o ICIM – conferência internacional que tem como balizadores a inovação e sustentabilidade; f) publicações técnicas como o Guia de Gestão Pública Sustentável (GPS) em parceria com o Programa Cidades Sustentáveis; dentre outros. No entanto, percebe-se a ausência de um projeto institucional que trate o tema de forma integrada e sistemática, no intuito de estimular e desenvolver uma cultura para a sustentabilidade.


O Programa de Aceleração da Sustentabilidade (PAS) deverá em particular articular projetos de natureza acadêmica e administrativa, que subsidiem a implantação de políticas e boas práticas e gestão na universidade, que contribuam para um futuro sustentável, por meio da educação e do desenvolvimento social, econômico e ambiental do país. O projeto mostra-se relevante pela necessidade de ações consistentes e articuladas para um modelo de gestão orientado para a sustentabilidade na universidade. Sabe-se que a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo dispõe de conhecimento e consciência para promover a gestão para a sustentabilidade, inerentes a sua missão e vocação.

 

Para essa finalidade e em termos mais concretos o Programa devera focar os seguintes objetivos específicos:

 

  • Promover ações e práticas conscientes e sustentáveis que envolvam os atores internos - professores, funcionários e alunos da universidade – e externos (fornecedores, parceiros) considerando a importância da preservação do meio ambiente e da necessidade do uso consciente de recursos e materiais;
  • Favorecer a interdisciplinaridade;
  • Estabelecer vínculo entre atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à Sustentabilidade;
  • Criar mecanismos de divulgação da produção acadêmica decorrentes dos subprojetos;
  • Subsidiar a gestão sustentável na universidade, por meio de práticas sustentáveis;
  • Estabelecer parcerias em prol da sustentabilidade entre: a) diferentes áreas do conhecimento da PUCSP – estabelecendo vínculo entre profissionais com diferentes formações, incentivando a criação de subprojetos interdisciplinares ; b) a PUCSP e outras universidades, em especial as universidade católicas; d) entre a  universidade e os Setores Público e Privado
  • Incentivar a criatividade e a inovação na universidade em prol de Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento voltados à sustentabilidade;
  • Estabelecer políticas institucionais que subsidiem práticas acadêmicas e administrativas sustentáveis, tais como, inserção de temática no currículo dos cursos. No âmbito administrativo, migração de aquisições de bens e serviços tradicionais por outros sustentáveis.

 

Para a implantação do Programa de Aceleração da Sustentabilidade (PAS) foram desenvolvidos cinco subprojetos, que serão apresentados de forma detalhada na sequência.

 

 

III. PAS – A IMPLANTAÇÃO DOS CINCO PASSOS

 

1. Banco de Boas Práticas de Sustentabilidade da PUC-SP.

Tem como objetivo montar um banco de boas práticas na área de desenvolvimento sustentável na universidade, por meio do levantamento do trabalho já realizado e do capital humano e social nessa área. Isso se refere a todo tipo de atividade realizada pelos professores da universidade, tais como: papers, teses, dissertações, monografias, tccs, iniciação cientifica, estagio, trabalhos socioambientais, comunitários, entre outros.

 

Metodologia:
A coleta de dados se dará por meio da aplicação de questionário, que será enviado aos professores da PUC-SP, para indicação dos Cinco  Passos que apresentem contribuição mais relevante em termos de ensino, pesquisa ou extensão na área do desenvolvimento sustentável num sentido amplo - econômico, social, ambiental e cultural.

 

2. Portal PUC Sustentável.

Tem como objetivo implementar um banco/árvore de conhecimentos que divulgue os avanços, promova  a troca de  experiências e o trabalho colaborativo na área, proporcionando visibilidade interna e externa à produção do conhecimento, bem como subsidio às práticas acadêmicas e administrativas na universidade.

 

Metodologia:
Desenvolvimento conjunto entre o responsável pelo projeto, a área de mídias digitais da universidade e a DCI – Divisão de Comunicação Institucional, para elaboração de um site que permita um certo grau de interatividade.

 

3. Programa de Comunicação Permanente sobre o Tema.

Tem como objetivo o desenvolvimento e implantação de um programa de comunicação permanente voltado à sustentabilidade, visando envolver, sensibilizar, e conscientizar a comunidade da PUC-SP sobre o tema.

 

Metodologia:

Realização de fóruns com convidados especiais, campanhas e pesquisas sobre bem-estar, programas na TV Universitária (Diálogos Sustentáveis) e mídia em geral.

 

4. Concurso Anual de Melhores Práticas.

Tem como objetivo a organização e realização de um concurso anual de melhores práticas em sustentabilidade, aberto à comunidade em geral, proporcionando mobilização e visibilidade às ações que podem reforçar a ideia de que é possível fazer a diferença.

 

Metodologia:
A metodologia prevê o desenvolvimento de ações para: a) a elaboração de regras para o concurso; b) divulgação através do meios internos e externos de comunicação; c) busca de parcerias e  patrocínios para essa finalidade; d) organização e realização do evento.

 

5. Rede pela Sustentabilidade.

Tem como objetivo a criação de um movimento – rede - que mobilize a sociedade como um todo, a partir do processo de implantação e consolidação da Gestão da Sustentabilidade na PUC-SP.

 

Metodologia:
Identificar e estabelecer vínculo com os diversos grupos que já estão colaborando com a área no Brasil - Nacionais e Internacionais - e convidar para criar um movimento nacional pela sustentabilidade.

 

 

IV. PAS - COORDENAÇÃO DO PROGRAMA

 

Tem como objetivo a estruturação e criação de um comitê institucional de sustentabilidade, formado por uma Secretaria Executiva e um Conselho Gestor visando: a) definição de diretrizes, políticas e metas de sustentabilidade para a universidade; b) elaboração de diretrizes para inclusão e integração da sustentabilidade no currículo dos cursos; c) assessoria às áreas administrativas da universidade na captação, aquisição e substituição de bens e serviços por recursos sustentáveis; d) estabelecimento de mecanismos de gestão da sustentabilidade na PUCSP, observados os itens 2.1 a 2.5, após a conclusão deste trabalho.

 

O inicio do processo de implantação prevê:


a) Uma pesquisa documental para elaboração de diretrizes e políticas de sustentabilidade;
b) A aprovação pelas instâncias competentes da universidade;
c) assessoria para análise da relação entre a sustentabilidade e os currículos dos cursos de graduação, com proposição de projetos interdisciplinares;
d) análise de recursos sustentáveis que podem ser utilizados pela instituição;
e) atualização periódica do banco de dados;
f) gestão do portal de sustentabilidade;
g) gestão do programa de comunicação permanente;
h) organização anual do concurso de melhores práticas; 
i) ampliação contínua da rede pela sustentabilidade;
j) estabelecimento de parcerias para divulgação e publicação da produção científica em sustentabilidade da PUCSP e de outras universidades;
k) captação de parcerias e patrocínios para implementação de ações e projetos sustentáveis.

 

 

V. CONCLUSÃO.

Previsão de 12 meses para implantação do PAS.

 

 

Download
1 Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, 2010