Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 


Página inicial
   |   Contato
 

 

COMO SURGIRAM OS ÓCULOS?


Por Viviane Bigio

A palavra óculos vem do latim ocularium, que na Antiguidade Clássica identificava os orifícios das armaduras dos soldados da época, o que lhes permitia enxergar.

Liderados pelos filósofos gregos, entre eles Aristóteles, os gregos antigos defendiam a ideia que a percepção da imagem não tinha relação entre o olho e o cérebro, mas algumas citações feitas pelo filósofo chinês Confúcio já mencionavam a existência dos óculos (500 a.C.). Nesta época, tratava-se apenas um adereço pessoal. As lentes eram de vidro, mas não tinham grau. Outra referência histórica vem do antigo Egito no século V a.C. que retrata lentes de vidro sem grau.

Existem muitos fatos curiosos a respeito dos óculos. Um deles era que para fabricar óculos escuros ou de cor, as lentes eram tingidas com chá. Diziam que assim curavam a conjuntivite.

Quem começou a usar realmente lentes para filtrar os raios solares foi o Imperador Nero, no século I. Feitos de lâminas de esmeralda, portanto verdes, serviam para defender seus olhos dos raios solares enquanto ele assistia às lutas nas arenas.

As primeiras lentes corretivas eram feitas com pedras semipreciosas cortadas em tiras finas e serviam como óculos de grau para perto. Aproximadamente no ano 1000 d.C., o matemático árabe Alhazen, formulou sua teoria sobre a incidência da luz em espelhos esféricos e sua reflexão sobre o olho humano. Quem mais aproveitou a ideia foram os monges da época, pois isso lhes permitia passar horas lendo e fazendo pesquisas. Foi na Alemanha de 1270 que surgiram os primeiros óculos de ferro, unidos por rebites e semelhantes a um compasso, mas não possuíam hastes.

Dizem também que por volta do século XIII Marco Polo trouxe os óculos de sua primeira viagem à China. Segundo suas informações, os óculos lá eram considerados acessórios pela nobreza imperial ou amuletos contra os maus espíritos.

As experiências em ótica de Robert Grossetete e seu discípulo Roger Bacon levaram à invenção dos óculos modernos. Em 1284 já eram mencionados em Veneza, mas foi durante o século XIV que a fabricação dos óculos se popularizou em toda a Europa. Ainda não eram fabricados como hoje, mas já no século XIX podia se encontrar facilmente os monóculos (apenas uma lente oftálmica) e também as lentes sem armação.

Em 1785 Benjamim Franklin inventou os primeiros óculos bifocais, com uma lente à frente de cada olho, unidas pela armação, possibilitando enxergar de longe e de perto com o mesmo par.

Enquanto os primeiros óculos serviam apenas para a leitura, hoje seu uso é mais difundido para a correção de deformidades visuais e, principalmente, como acessório de moda, tomando então todas as cores e todos os modelos dos mais simples aos mais sofisticados e, às vezes, aos mais loucos.

Fabricação manual de armação


Na década de 1920-30, após a Primeira Grande Guerra, a indústria de aviões notou que com a altitude sempre crescente, os pilotos eram prejudicados com a excessiva claridade solar. A força aérea dos Estados Unidos encomendou à Bausch & Lomb (famosa empresa americana, fundada em 1849) lentes especiais para combater os raios UV. Levaram cerca de 10 anos de pesquisa até inventarem os óculos verdes de cristal. Em 1937 foram batizadas como Ray Ban. Ganharam um enorme sucesso no mundo inteiro, como também o modelo Aviator, lançado pela famosa artista Audrey Hepburn.

O modelo Ray-Ban Aviator mundialmente conhecido

Hoje os óculos são usados por milhões de pessoas no mundo inteiro e têm a preciosa função de melhorar a visão dando mais qualidade de vida para seus usuários.



Fontes da pesquisa:

http://www.notiluca.com.br/origem-do-oculos-de-sol/
http://www.tecnotica.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Óculos

Imagens:
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:RayBanAviator.jpg
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Handmade_07_HighRes.jpg

 
Edições Anteriores

 

* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016