Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

  Página inicial  

 

Mindset positivo: entenda sua importância e como desenvolver

A especialista em comportamento humano,
Gisele Hedler (@giselehedler), explica como despertar
uma mente positiva

Por Jornal Maturidades

Você costuma ver a vida como um copo meio cheio ou meio vazio? A maneira como respondemos essa pergunta sobre pensamento positivo diz muito sobre o mindset positivo. Não à toa, um estudo recente publicado na revista científica Nature concluiu que idosos que possuem um pensamento positivo são capazes de aumentar sua resiliência e, consequentemente, terem melhor qualidade de vida. De acordo com a especialista em comportamento humano, Gisele Hedler, um mindset positivo promove a resiliência, permitindo que as pessoas superem mais facilmente as adversidades e se recuperem de situações difíceis.

Mindset significa configuração da mente, portanto, é basicamente virar a chave na cabeça e começar a ver a vida de outra forma. Mas atenção: não se trata sobre ignorar as situações menos agradáveis da vida. “É sobre encarar os problemas com uma mentalidade construtiva e proativa. Essa abordagem pode transformar a maneira como enfrentamos a vida, promovendo uma jornada mais satisfatória e realizadora”. A especialista dá algumas dicas para seguir esse caminho. Confira:

Autoconhecimento

O primeiro passo para desenvolver um mindset positivo é o autoconhecimento. “Entender seus pontos fortes e fracos, reconhecer seus sucessos e aprendizados e estar ciente se seus valores e objetivos são algumas questões chave do autoconhecimento”, explica.

Exerça a gratidão e a aceitação

Pratique a gratidão diariamente, focando nas coisas positivas da vida. “Lembre-se que nem tudo está sob seu controle, portanto, não deixe que pequenas coisas te abalem. Manter um diário de gratidão para registrar coisas boas que acontecem é uma boa pedida”, comenta Gisele.

Foco no presente

Evite preocupações excessivas com o passado ou o futuro, centrando-se apenas no presente. Uma boa maneira de focar no agora, segundo a especialista, é praticar a atenção plena, conhecida como mindfulness, ou meditação.

Afirmações positivas

Use afirmações positivas para reforçar pensamentos construtivos. Substitua autocríticas por mensagens positivas sobre suas habilidades e capacidades. Um bom exemplo é autoafirmar “eu tenho capacidade extraordinária para lidar com qualquer coisa”.

Cuidado pessoal

Cuide da sua saúde física e mental praticando exercícios regularmente, se alimentando de forma saudável e tendo uma rotina de sono equilibrada. Mantenha sempre um bom senso de humor, além de reservar tempo para atividades que te tragam alegria e diversão. Além disso, procure estar ao lado de pessoas que o apoiam e incentivam e evite relações tóxicas e negativas.


Metas e objetivos

A parte das metas pode ser uma das mais desafiadoras. Por isso, é importante estabelecer objetivos mais realistas e mensuráveis, dividindo as grandes metas em tarefas menores. “Não esqueça de celebrar cada conquista, independentemente do quão pequena seja”.

Aprendizado contínuo

Encare os desafios como oportunidades de aprendizado. É importante desenvolver uma mentalidade de crescimento, acreditando que suas habilidades podem ser aprimoradas com esforço e dedicação.

Por fim, Gisele Hedler alerta que desenvolver um mindset positivo é um processo contínuo. Praticar essas estratégias regularmente pode ajudar a moldar uma perspectiva mais positiva e resiliente ao longo do tempo.

 

 

 
Edições Anteriores
* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016