Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

Página inicial  
 

 

Moqueca: um prato típico brasileiro

Por Viviane Bigio

Trazida pelos portugueses e com influências africanas e indígenas, a moqueca deve seu surgimento a um prato indígena chamado “pokeka”. Esta palavra vem da língua tupi e quer dizer ‘enrolado’ porque, no início, os peixes eram embrulhados em folhas para serem assados. Os fornos, também usados pelos indígenas, eram chamados de ‘moquém’. A composição destes dois nomes ajudou a formar a palavra moqueca. Com temperos e ingredientes de várias outras origens, se tornou um prato tipicamente nacional.

Esta especialidade, que reúne elementos de diversas culturas que formam a brasileira, é um ensopado à base de peixes e frutos do mar. No início, como os índios não usavam sal, os peixes eram temperados com ervas, pimenta e cinzas de brasa, aos quais, com o tempo, foram acrescentando vários outros temperos dependendo da região que eles habitavam.

Existem três tipos principais de moquecas: a baiana, a capixaba e a paraense.

A moqueca baiana tem uma forte influência africana. É feita de peixe cozido, azeite de dendê e leite de coco, aos quais pode-se acrescentar camarões ou frutos do mar. Os temperos são geralmente pimentão, pimenta malagueta e coentro.

A moqueca capixaba sofre mais a influência portuguesa e indígena. Normalmente usam urucum e azeite de oliva no seu preparo.

Quanto à moqueca paraense, menos conhecida que as outras duas, utiliza peixes amazônicos, tucupi, goma de mandioca e jambu. Juntos, esses ingredientes dão um sabor bem intenso a esse prato.

Apesar das moquecas de peixe ou frutos do mar serem as mais tradicionais, existem outros tipos para atender a todos os gostos: são as de galinha, de ovo, de carne seca e até de legumes para atender os vegetarianos.

Este prato, servido obrigatoriamente em uma cumbuca de barro ou cerâmica para manter a temperatura, e acompanhado de arroz branco, farofa feita com azeite de dendê e banana da terra, fica uma delícia.

Bom apetite!


Para saber mais:


https://www.uol.com.br/nossa/listas/moqueca-conheca-a-historia-variacoes-e-10-receitas-para-fazer-em-casa.htm


https://pt.wikipedia.org/wiki/Moqueca


Imagem de Moqueca de Peixe - Wikimedia Commons

 

 
Edições Anteriores
Edição Nº 29
 
 
* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016