Maça: rainha das frutas
One apple a day keeps the doctor away. Este conhecido provérbio inglês, que significa que uma maçã por dia afasta o médico, confirma e atesta os benefícios desta fruta maravilhosa considerada por muitos a rainha das frutas.
Além de saborosa, a maça tem um alto valor nutritivo. Contém vitaminas B1, B2, niacina e sais minerais como o fósforo e o ferro. Em geral, as vitaminas do complexo B ajudam a regular o sistema nervoso e digestivo, favorecem a pele e os cabelos. O fósforo contribui para a formação dos dentes e dos ossos e ajuda a evitar a fadiga mental. O ferro combate a anemia.
A maçã é rica também em quercetina, substância que diminui os riscos de derrames cerebrais. Outrossim, é recomendada para pessoas com inúmeros problemas de saúde: diabetes, colesterol, má digestão, gota, reumatismo e muitas outras enfermidades. Tem efeitos benéficos sobre o coração, prevenindo a arteriosclerose e melhorando a circulação sanguínea. Além de tudo, e talvez o mais interessante para nós, é que ela contém flavonóides, substância que combate os radicais livres e, portanto, retarda o envelhecimento.
Existem cerca de 7500 espécies de maçã. Gostam de frio e crescem melhor em climas temperados. A fruta é resistente e se bem embalada e armazenada dura bastante. Faz pouco tempo que se consegue plantar maçã no Brasil. As primeiras mudas foram trazidas da França em 1963 por René e Arnaldo Frey, que entenderam que o clima de Santa Catarina, especialmente em Fraiburgo, tinha as condições ideais para este cultivo. E a primeira colheita em grande escala se deu em 1975.
Muitas histórias, lendas, contos e fatos são ligados à maçã. Uma delas, certamente conhecida por todos, é a maça da Bíblia. Fruta ligada ao conhecimento, proibida por Deus e símbolo do pecado capital perpetrado por Adão e Eva, provocou a expulsão deles do paraíso.
Nos contos de fada, a Branca de Neve não resistiu à maçã envenenada oferecida pela bruxa e dormiu um sono profundo. Só acordou depois do beijo de um Príncipe Encantado.
Na física, é a historia do Isaac Newton que descobriu a lei da gravidade depois de ter recebido na cabeça uma maçã que caiu da árvore.
Na Suíça, o cidadão Guilherme Tell foi castigado por ter desobedecido o prefeito da cidade e condenado a atirar uma flecha em uma maçã colocada na cabeça do seu filho.
Nos Estados Unidos se conta a história de John Appleseed (John Semente de Maçã) que conseguiu facilitar a colonização de uma região, espalhando sementes de maçã e assim fornecendo alimento e vitamina à população.
Mais outros fatos são ligados à maçã: o símbolo da cidade de Nova Iorque é a grande maçã (Big Apple). Na época da crise, os fazendeiros iam lá vender as suas maçãs e assim aumentar a sua renda; no dia da Ação de Graças não pode faltar a torta de maçã; na festa judaica de Rosh Hashana (Ano Novo) a tradição quer que se ofereça maçã com mel como símbolo de um ano feliz e doce; podemos citar também a maçã do amor, a mulher maçã, muitas músicas e muitos textos literários que mencionam esta fruta.
Muitas iguarias doces ou salgadas são feitas com maçã ou acompanhamento de maçã. Também chás, geléias, doces e até bebidas alcoólicas são fabricadas a partir dela.
Finalmente podemos chegar à conclusão que além de fascinante por seu sabor, cor e odor, é irresistível ao paladar e o seu consumo é extremamente importante ao ser humano. Então, vamos aproveitar este verdadeiro milagre da natureza!?
Viviane Bigio
vibigio@uol.com.br
Fontes:
STODUTO, Luana. Maçã Amiga. Disponível em: http//bemleve.feminice.com.br/saudemacaamiga/795
RENAR Maçãs S/A – Historia disponível em: http//renar.agr.br/historia aspx
LERNER, Breno. Papo de Cozinha. John Appleseed. Revista Hebraica nº 559. Setembro de 2008.