Palavras Cruzadas
Por Viviane Bigio
As palavras cruzadas consistem em um jogo de adivinhar palavras a partir de uma definição e cruzá-las em sentido horizontal e vertical. Tiveram início no Egito Antigo.
Foi em 1913 que o jornal “New York World” publicou as primeiras cruzadas modernas elaboradas pelo inglês Arthur Wymr. Na sua infância, ele tinha contato com jogos de encaixar letras na horizontal e na vertical em um quadrado. A sua colaboração foi dar dicas para preencher os espaços ao invés de dar a palavra de uma vez. Foi um grande sucesso e logo apareceu nos maiores jornais do mundo.
Durante a 2ª Guerra Mundial, os militares britânicos mandaram buscar especialistas neste jogo para tentar decifrar os códigos inimigos.
O processo de composição das palavras cruzadas é complicado e tem poucos autores que se dedicam ao tema no Brasil.
Esse passatempo é considerado como uma boa prática para evitar doenças como Alzheimer e Parkinson, além de enriquecer o vocabulário, a cultura geral e treinar a ortografia. No Brasil foi publicado pela primeira vez no jornal carioca “A Noite”.
No início, as palavras cruzadas eram consideradas como um perigo pela sociedade do século XX. O jornal americano e o britânico “Times” os consideravam “brutais”, “antissociais” e uma ameaça à conduta. Fazem parte de uma longa lista de passatempos mal julgados durante sua história.
Os principais jornais da época os consideravam uma loucura pois as pessoas cometiam o pecado de perda de tempo na “busca inútil de palavras”. Achavam que era uma forma vazia e tediosa de preencher o tempo. Até o jornal “Sacramento Star”, da California, afirmava que as palavras cruzadas apagavam memórias.
Médicos confirmavam que este vício causava casos de amnésia avançada enquanto outros relatavam casos de insônia por causa delas. Até os oftalmologistas alertavam para casos de dores de cabeça e problemas de visão. Dizia-se que as palavras cruzadas passaram de um passatempo de alguns ociosos para uma ameaça nacional.
No entanto, em 1º de fevereiro de 1930, o jornal “The Times of London” teve que se render, e silenciosamente, sem publicidade, publicou as suas primeiras palavras cruzadas. Elas se tornariam umas das melhores e mais famosas do mundo. Em fevereiro de 1942, dois meses após o ataque de Pearl Harbor, o NYT também aderiu, o editor tendo afirmado que não era uma distração fútil, mas um jogo necessário para os leitores numa época tão sombria.
Da noite para o dia os adeptos foram aumentando até este passatempo se tornar um dos preferidos de crianças e adultos. Hoje já temos até algumas opções digitais, tanto para criar como para jogar as palavras cruzadas.
O Jornal Maturidades oferece essa atividade, graças à colaboração e dedicação da Albanita de Paiva. Clique aqui e acesse!
Bom divertimento!
Fontes da pesquisa:
http://pt.m.wikipedia.org>wiki
http://www.bbc.com/articles
Imagem de Palavras Cruzadas - Wikimedia Commons
|