Alcachofra
Por Viviane Bigio
A alcachofra (Cynara cardunculus) é uma planta europeia pertencente à família asteraceae ou compositae, da qual fazem parte inúmeras plantas como as margaridas e os girassóis. Ela é também mundialmente conhecida por suas propriedades medicinais e suas qualidades nutritivas.
Como todas as palavras iniciadas com o prefixo “al”, ela é de origem árabe, oriunda da África do Norte. Na Idade Média, foram eles que a trouxeram para a Espanha. Quando ela penetrou na Itália, os italianos a adotaram com o nome de alcarccoffo, mas acabaram abandonando o “al” e, em certas regiões ficou conhecida como archicioffo.
Daí seguiu para a França onde lhe deram o nome de artichaut, achando que ela se parecia com o chou ou repolho. Chegando na Inglaterra deram-lhe o nome de heartychoke, derivado da palavra heart (coração) por causa do seu coração quando ela se transforma em flor. Acabou conhecida como artichoke. Em Israel ela é conhecida como artichok.
Na mitologia grega era Cynara, nome de uma linda moça, que segundo a lenda, apareceu no Olimpo. O deus Zeus se apaixonou perdidamente por ela e a trouxe para morar com ele. Louco de raiva quando ela quis voltar à família dela, ele a transformou em uma alcachofra maravilhosa e florescente, cujas sementes se espalharam por toda a Grécia..
Certos indícios mostram que ela era também conhecida pelos antigos egípcios e gregos. Parece que em torno do ano 77 d.C. a alcachofra já era degustada e apreciada.
É uma planta alta que apresenta folhas com sabor amargo de caráter forte e persistente. Floresce no verão e suas flores são grandes. Elas surgem entre pelos da cor azul violeta.
A parte comestível é, depois de cozida, o coração do qual tiram-se os pelos e a parte superior das pétalas.
É um prato muito fino e caro, apreciado pelos grandes cozinheiros e servido sob muitas formas nos grandes restaurantes do mundo.
Fontes:
Revista Hebraica n°662 de abril 2017 por Philologos
ICTA - Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos, da UFRGS
Blog Alquimia da Cozinha
Acessados em 14 de maio de 2017.
Imagem:
Por User:Nino Barbieri - Trabalho próprio pelo carregador, CC BY-SA 2.5
Acessado em 14 de junho de 2017. |