Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

  Página inicial  

Vanessa Alvaiz e a Astrologia

Por Equipe Jornal Maturidades

Astros? Reis? Lua? Influências? Mapa astral? Procuramos respostas sobre quase tudo o que acontece conosco. A equipe do Jornal Maturidades conversou com a Profª Vanessa Alvaiz Favorito, que trouxe para o curso da Universidade Aberta à Maturidade o tema “Fundamentos da Astrologia”, que tem despertado o interesse e a curiosidade dos alunos. Seguimos com algumas perguntas, básicas, que nos deixou com aquele “gosto de quero mais”.

JM Como chegou a ser astróloga? Por quê?
Vanessa A. Favorito Creio que sou astróloga desde a fase da adolescência. Por muita influência da minha mãe, que embora não seja astróloga, comprava vários almanaques e livros do tema, que ficavam espalhados na minha casa. Lembro sempre dela perguntando o signo das pessoas e logo relatando algumas características. Comecei a comprar, também, almanaques de astrologia e numerologia nas bancas. Tenho até hoje uma coleção que vinha em uma caixa com mais de 20 fascículos com o tema: Como conhecer astrologia? Cada semana vendia um fascículo e lembro que eu comprava, estudava e treinava com meus familiares. Já na fase adulta, fui procurar astrologia para me entender melhor, tinha passado por algumas situações desagradáveis de perda, separações... Comecei a fazer o primeiro curso aos 24 anos, astrologia cármica. Nunca mais parei de estudar! Meu marido foi meu grande incentivador da astrologia virar meu meio de trabalho.

JM - A sua vida passou por alguma mudança após os estudos sobre astrologia? Quando percebeu que a astrologia “funcionava”?
Vanessa - Depois da astrologia, tudo começou a fazer sentido! As escolhas, os erros, as situações que se repetiam. Da minha parte houve uma compreensão melhor e, automaticamente, uma aceitação. Acabei saindo do papel de vítima e percebi que eu era a agente condutora.

JM - Como a astrologia pode mudar a vida das pessoas?
Vanessa - Creio que a astrologia é mais uma ferramenta que temos ao nosso dispor, para um direcionamento das nossas vidas. Como o próprio nome diz: “Mapa”. Por meio do nosso mapa astral conseguimos nos “ orientar” em direção a um propósito de vida.

JM - – A lua interfere no dia a dia das pessoas?
Vanessa - Sim, costumo dizer que a lua é nossa melhor amiga. Quando realmente nos conectarmos com ela, nos alinharmos a ela e montarmos nosso planejamento em cima do seu movimento, tudo tende a dar mais certo.
A lua exerce grande poder sob a humanidade, desde os tempos primórdios. Plantação, navegação, reprodução etc.

JM - Em tempos modernos, como anda essa relação com a lua?
Vanessa - Atualmente, a lua anda meio esquecida. As pessoas não olham mais para o céu, porque estão conectadas com os aparelhos de celular. Tento fazer esse resgate, em minha casa, todos os dias, com amigos, clientes e alunos, sobre a importância da nossa conexão com a lua. Sobre o assunto, deixo a dica de um livro bárbaro - “As influências da Lua”, Arnold L. Lieber. Nesse livro o autor relata várias experiências e estudos da importância da Lua em nossas vidas.

JM - Como o horóscopo se relaciona com a astrologia?
Vanessa - Hoje encontramos os horóscopos na seção de astrologia, de revistas, jornais, sites etc. De origem grega, horóscopo significa “ver a hora” ou “espelho da hora”. No entanto, ali é apenas um pedaço do verdadeiro horóscopo que é estudado a partir do mapa astral. O horóscopo é um mapa que reflete as posições exatas dos planetas do zodíaco em um determinado momento. A partir dele, podem ser feitos diversos tipos de análises simbólicas. Horóscopo é um braço da astrologia.

JM - O que é mapa astral? Qual sua origem?
Vanessa - O mapa astral é a representação gráfica do céu no exato momento de seu nascimento. Sabe-se de previsões astrológicas para o Rei Sargão I da Babilônia, em 2350 a.C. O horóscopo mais antigo, feito para uma pessoa, data de 20/4/409 a.C.

JM - Quais são os aspectos que o mapa astral analisa? Pode revelar traços de caráter ou de personalidade?
Vanessa - De acordo com a astrologia, a posição dos astros no momento em que nascemos influencia diretamente nossa maneira de ser. O mapa astral, assim, fornece indicações sobre nossas potencialidades básicas, como traços de personalidade, habilidades naturais, tendências, características físicas, temperamento, predisposições de vida, indicações sobre saúde, vida profissional, vida afetiva e tendências de destino.

JM - É possível vislumbrar as principais tendências da vida de uma pessoa por meio do mapa (saúde, estudos, profissão etc.)?
Vanessa - Sim, com certeza. O mapa astral fornece indicações sobre nossas potencialidades como já comentado. “O mapa astral de uma pessoa é a roupa de mergulho que ela recebe para mergulhar na vida”, define o psicólogo e historiador Jeffrey Armstrong, guru astrológico de empresas do Vale do Silício. Para ele, o mapa astral descreve com que embalagem alguém vai atravessar sua trajetória, considerando suas fraquezas e os pontos fortes.

JM - “Está escrito nos astros”, o que pensa dessa frase?
Vanessa - Eu gosto muito dessa frase, baseando que astrologia vem do grego: “astro” = estrelas e “logos” = palavra. Ou seja, é a mensagem que as estrelas passam para nós. Durante muito tempo, astrologia e astronomia (a “lei das estrelas”) eram conceitos intercambiáveis – quem estudava um também entendia do outro.

JM- O que a astrologia traz de informação para a terceira idade e quais benefícios dessa relação?
Vanessa -Com essa minha experiência fantástica, em lecionar para a terceira idade estou aprendendo que elas têm muita curiosidade em descobrir se caminharam por onde o mapa tinha indicado, já que grande parte nunca fez um mapa astral. Tem muito o sentido da cura também. Trabalhamos em aula alguns arrependimentos pela vida e quando deparamos com nosso mapa, descobrimos que está tudo ok! Naquele momento, era o que podíamos fazer. Era o caminho que tínhamos. E hoje elas me perguntam muito datas para agendar cirurgias.

JM - E, por fim, qual seu nome completo, onde nasceu, qual sua data de nascimento e, portanto, qual seu signo, qual sua formação, o que faz, com o que trabalha, o que gosta de fazer no seu dia a dia, como você é por você mesmo, o que te dá prazer e felicidade?
Vanessa - Meu nome é Vanessa Alvaiz Favorito. Nasci no dia do astrólogo, dia 6 de janeiro, considerado o dia dos Três Reis Magos, os grandes astrólogos da época (Baltazar, Bechior e Gaspar). No chinês sou tigre. Adoro comprar livros, ler, viajar e estar com minha família (minha filha e meu marido). São situações que realmente alimentam minha alma.

JM - Fale sobre Vanessa e a lua.
Vanessa - Para se ter uma ideia do quanto gosto da lua, lancei o “Guia Astrológico/Agenda 2019” com as orientações necessárias em cima de cada movimento da lua. E, além de lançar o Guia 2020, pretendo lançar o livro “Mulher de fases! De que lua você é?”.


Para saber mais sobre a astróloga Vanessa Alvaiz Favorito acesse: www.vanessaalvaiz.com.br

Fotos: Arquivo Pessoal V.A.Favorito

 

 
Edições Anteriores
* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016