Jornal Maturidades 2013
Comunicamos na última edição, através da seção Gente Notável, com um breve retrospecto, que o Jornal Maturidades chegava ao seu final, fato, este, alheio à vontade de toda equipe, mas dentro de um processo natural de mudanças. No entanto, a ação de integrantes da mesma propiciou a conscientização da necessidade de um esforço conjunto para sua continuidade. E, assim, o Jornal Maturidades continuará!
Foram 15 anos de produção literária, sem grandes pretensões, mas que deu a cada integrante da equipe a oportunidade de desenvolver sua criatividade e ampliar seus conhecimentos gerais e culturais. Nestes anos o jornal cresceu e de acordo com o progresso da tecnologia, de jornal impresso passou para a on-line, ficando disponível para o mundo através da internet.
Não poderia mesmo acabar. Mas mesmo para permanecer é preciso ter uma razão de existir, que diverge para cada um. A seguir alguns comentários de integrantes da equipe sobre por que o jornal deve continuar:
Rosa Satiko Oguri participa e colabora com a equipe desde o seu início em 1997. A princípio apenas como digitadora, depois como responsável pelas notícias relacionadas aos acontecimentos da Universidade Aberta à Maturidade – UAM. Para ela, a continuação do mesmo é muito importante e necessária.
Sueli Carrasco, uma das pioneiras do Jornal, afirma que aprendeu e cresceu muito fazendo parte da equipe e disse que: “Ainda tenho muito que aprender e crescer”. Para ela, que tem um carinho imenso pelo Jornal, o mesmo tem que continuar porque ainda tem muito para mostrar, como por exemplo criatividade, produtividade e atualização da maturidade.
Ignez Ribeiro participa da equipe do jornal desde a sua primeira formação e sempre o viu como muito oportuno no seu contexto informativo e atuante dentro da UAM. Por isso mesmo, sente-se agradavelmente à vontade para participar deste seu importante momento de retorno à atividade.
Para Albanita de Paiva, continuar é importante porque “além de ser uma boa realização tem o aval da Equipe para continuar”. Ela continuará a fazer parte da equipe porque... : “o Jornal Maturidades tem um sentido para mim”.
A Profa. Antonia de Almeida Cunha acredita que o Jornal deve continuar porque é veículo de informação entre alunos e a Universidade e por dar oportunidade para os alunos de criar e escrever. “Por demonstrar interesse na continuação e publicação do Jornal, além da competência para a função quero continuar”, disse.
“É a única oportunidade para os alunos exprimirem suas ideias através de um meio de comunicação de última geração”, comentou Paula Janete Salfatis. “Gosto muito de participar do grupo, que hoje é reduzido, mas muito unido. Curto fazer correções o que me obriga a ficar atualizada com as novas regras da língua portuguesa”, afirmou.
Lela Saadi acabou de chegar e já está totalmente integrada. “Acho superimportante participar e gostaria demais de fazer parte do grupo. Agradeço a Sueli Carrasco pelo convite”. Para ela, a publicação deve continuar pelo fato de ser o melhor informante para os alunos, assim como para os demais.
Rosely Daltério, criadora do nome do jornal, que esteve afastada, está retornando porque quer colaborar nessa nova etapa. “O Jornal Maturidades é um excelente instrumento de comunicação, diálogo, reflexão e diversão”, defende.
E, com este espírito de colaboração e com a intenção de levar boas informações a todos os internautas interessados, o Jornal Maturidades continuará “no ar”.
P.S. Todos os membros foram convidados a participar dessa matéria.
Entrevista: Integrantes da equipe e colaboradoras do Jornal Maturidade.
Redação Final: Célia Gennari e Ignez Ribeiro
|