Estância Turística de Holambra 
                                                                   Por Rosa Satiko Oguri  
                                                                    
                                                                    
                                                                    
Localizada a 140 km da capital, Holambra foi fundada  por imigrantes holandeses, tornando-se parte integral  da região metropolitana de Campinas.  
   
O censo do IBGE do ano de 2000 apontou uma população de  7.211 habitantes, sendo 3.938 em área urbana e 3.273 em área rural, com índice  de alfabetização de 92,7%. 
 
A principal base econômica é a agropecuária com  predominância de horticultura, citricultura, floricultura, suinocultura,  avicultura e laticínios. 
 
A Prefeitura de Holambra buscou parceria com a Embrapa  (monitoramento por satélite) para identificar as características da área urbana  e rural para o seu projeto de desenvolvimento. 
 
Está sendo construído o maior Moinho da América Latina de  cor laranja (a família real tem em seu sobrenome Orange (laranja) e os  uniformes da seleção holandesa são nessa cor). 
 
Hoje a cidade está no roteiro das cidades mais procuradas  pelos turistas, devido a sua produção de flores e a arquitetura holandesa  preservada pela presença dos pioneiros e dos seus descendentes. É considerada  uma Estância Turística do Estado de  São Paulo. 
 
A 32ª Expoflora,  como em todos os anos, transformou-se na maior festa de flores e plantas da  América Latina. Seu objetivo é resgatar os aspectos sociais e culturais dos  filhos dos primeiros imigrantes holandeses.  
 
Durante o evento passeiam jovens e crianças com  vestimentas típicas. No Palco das Rosas acontecem shows com músicas e danças  holandesas. E é possível visitar o Museu que guarda a história do  desenvolvimento e crescimento de Holambra, passando pelas famílias holandesas  até hoje. Estão expostas cerca de 801.000 fotos. 
 
Quem vai ao local pode observar diversos e belos  ambientes apresentados pelos paisagistas, decoradores, designers de interiores,  alguns mostrando a força dos reciclados; vários quiosques com artesanato e  comidas típicas. A novidade do último evento foram os doces de violeta,  sorvetes de rosa, pizza em forma de cone. 
No encerramento acontece o tradicional desfile  dos carros alegóricos com músicas dos temas da festa (a “Bela e a Fera”,  bonecos dos patrocinadores, carros com todos os tipos de flores etc.) e a  tradicional “Chuva de Pétalas”. Dizem que quem consegue pegar a pétala no ar  terá seus desejos concretizados. Foram utilizadas 18.000 botões de rosas na 32ª Expoflora!  
Para saber mais clique aqui. 
  Fotos por Rosa Oguri
 
 
 
    A Hospitaleira Louveira 
Por Lela Saadi  
 
Louveira é uma cidade do interior de SP localizada perto de  Valinhos, Vinhedo e Campinas e a 100 km da capital. 
   
  É uma cidade pequena de poucos habitantes e tem fama de ser hospitaleira.  Sua população estimada em 2004 era de 27.825 habitantes.  
   
  Recebe muitos turistas, principalmente na Festa da Uva de  Louveira. 
A cidade tem vários hotéis e pousadas com preços razoáveis. 
 
Como o município de Louveira não possui curso superior a  prefeitura disponibiliza transportes gratuitos para todos os estudantes. 
 
Saiba mais acessando o site da Prefeitura de Louveira. 
   
 
Foto: Arquivo Prefeitura de Louveira  |