Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 


Página inicial
   |   Contato
 

Inhotim: o maior museu a céu aberto da América Latina

Por Rosa Oguri

No último réveillon (28/12/2013 a 02/01/2014) Wanda D’Amato levou um grupo de 43 pessoas (a maioria alunos da UAM/PUC-SP) para visitar as Serras Mineiras e conhecer Inhotim, o maior museu a céu aberto da América Latina. No percurso, guiado pela Marci Alves, conheceram vários lugares interessantes.

Em Belo Horizonte, acompanhada da guia de turismo Marci Alves, visitaram o complexo arquitetônico da Pampulha, onde Oscar Niemeyer iniciou suas obras modernistas, que inspiraram a construção de Brasília.


Foram ao Centro Cultural, à Praça da Liberdade e ao Mercado Central – onde tem tudo que lembra Minas, famosa pela sua hospitalidade, gastronomia e cultura genuína.

Em seguida, o grupo seguiu para o Instituto de Arte Contemporânea Inhotim, um paraíso artístico e botânico, que fica em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte.

Muito visitado pelos estrangeiros, os brasileiros quase não conhecem esse megacomplexo. Só o Jardim Botânico tem 110 hectares, equivalente a 130 campos de futebol. Tem 5 lagos, 22 galerias e 23 grandes obras espalhadas pelo jardim.

Sob a influência de Burle Max, o paisagismo conta com uma coleção de orquídeas e o maior conjunto de palmeiras do mundo com mais de 1.400 espécies.

A cidade de Sabará pertence à região das tradições “reais”. É uma das mais importantes cidades auríferas do período. Suas principais atrações: a Capela de Nossa Senhora do Ó, considerada a “jóia” do barroco mineiro, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e o centro histórico com seu casario colonial.

Catas Altas, considerada cidade histórica e ecológica, conta com trilhas e cachoeiras e é destaque para um passeio inesquecível. O artesanato, o vinho de jabuticaba e a culinária são famosos na cidade. Assim como na cidade vizinha se destacam a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens e o Parque Natural do Caraça.

Contrastando um pouco com a região, o belíssimo, moderno e aconchegante hotel Tauá Resort Caeté recebeu o grupo paulista com um atendimento primoroso, típico dos mineiros!

A cidade de Caeté (mata densa em língua indígena), palco de um dos episódios mais importantes do período Guerra dos Emboabas, mantém ainda belos traços da época do ouro, revigorados pela natureza exuberante e forte religiosidade.

Marcada pela imponência da Serra da Piedade, o seu santuário Nossa Senhora da Piedade está erguido a 1.746 metros de altitude, para momentos de contemplação e agradecimentos. O local proporciona uma visão única de toda região.

No local também está instalado o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Minas.

Todos esses lugares visitados fazem parte da Estrada Real, assim denominada porque na época, os bandeirantes descobriram as grandes reservas de ouro e diamantes... E, para controlar a arrecadação de impostos, a Coroa Portuguesa decretou caminhos legais, com fiscalização e controle sobre a circulação de pessoas e mercadorias, surgindo assim as estradas oficiais.


Para saber mais acesse:


Inhotim http://www.inhotim.org.br
Serras Mineiras http://www.turismo.mg.gov.br/



 

 
Edições Anteriores
* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016