Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial

|   Contato

MÉXICO EM MAIO

Por Ofélia Salvoni Carneiro de Campos

No último mês de maio eu, em companhia de uma amiga (alunas da PUC-SP desde 1997), fizemos uma viagem ao México.

Começamos por pequenas cidades coloniais como San Miguel de Allende, com suas vias de pedra, detalhes de casas em tons terrosos e suas igrejas com lindas torres. De lá seguimos para Guanajuato, (cidade dos universitários). A cidade hospeda desde 1972 o festival Cervantes, um dos mais importantes eventos culturais do mundo Ibero-americano.

As minas de ouro e prata de Guanajuato foram a principal riqueza da cidade, onde são conservados ainda até hoje, os túneis por onde trafegam carros e pedestres.

Estivemos também em Guadalajara, onde visitamos o Centro Histórico e a Catedral. Em seguida fomos para Ptzcuaro, região de lagos rica em lendas e uma das cidades de maior tradição religiosa do México.

Após passagem por Morelia, seguimos em direção a Taxco, patrimônio da humanidade. Surgiu em 1520 pelas mãos de Hernán Cortes, devido à descoberta de minas de prata. Hoje é um importante centro turístico que oferece um rico artesanato e jóias em prata.

Chegamos por fim a Acapulco, onde pudemos desfrutar a praia, passeios de escuna pela baia e uma visita à famosa La quebrada, penhasco de onde os Clavadistas saltam de uma altura de 35 metros.

Após três dias de descanso, continuamos nosso roteiro em direção à cidade do México, mescla de influência arquitetônica: asteca, colonial espanhola e modernista. Visitamos Museu de Antropologia, o de Belas Artes e a Catedral Metropolitana em estilo barroco. No Palácio Nacional admiramos os murais de Diego Rivera, um dos maiores pintores mexicanos. Visitamos também a Basílica de Guadalupe e as Pirâmides do Sol e da Lua um dos tesouros arquitetônicos mais importantes do mundo. Na Praça Garibaldi assistimos espetáculo folclórico e grupos de Mariachis.

Enfim foi uma viagem maravilhosa, principalmente porque pude rever uma amiga a qual não via há 22 anos.

Edições Anteriores
* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.