Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

 
Página inicial
   |   Contato
 


UNAPES: NOVO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O IDOSO
                                  
A Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, oferece um novo espaço de educação permanente, a Universidade Aberta para o Envelhecimento Saudável - UNAPES, cuja meta é preparar o idoso para assumir o papel de gestor de ações de inclusão social na comunidade. As atividades tiveram início em agosto de 2007.
Para o Prof. Dr. Wilson Jacob Filho, titular da disciplina, a intenção é ter como Missão "ser um ambiente favorável à promoção do envelhecimento saudável e formação de agentes multiplicadores de opinião, que utilize a educação permanente, estimulando ações de cidadania e inclusão social do idoso". Para tanto, os encontros educacionais abordam os aspectos biopsicossociais, por intermédio de ciclos de palestras que acontecem as segundas-feiras no auditório Centro de Estudos em Ciências da Atividade Física - CECAFI.
O ensino, pesquisa e projetos comunitários são promovidos por meio de oficinas como: Alimentação Saudável, Contadores de Histórias, Dança, Inclusão Digital, Atividade Física, Turismo e Lazer, Educação Ambiental e Jardinagem e são coordenadas pelos núcleos: Aspectos Gerontológicos, Formação de Monitores Educacionais e Atividades Culturais e Esportivas.
As oficinas acontecem duas vezes por semana, com no máximo 20 alunos e 2 horas de duração. Por último, as atividades extracurriculares visam facilitar a implementação de projetos comunitários e a criação de eventos abertos aos idosos da comunidade.

Serviço:
UNIVERSIDADE ABERTA PARA O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL - UNAPES
Sede: Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do Hospital das Clínicas - PAMB, no Programa de Promoção do Envelhecimento Saudável do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas
Avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155
Informações: (11) 3069-8021, das 8h às 15h30, com Rozany ou França e/ou unapes@hcnet.usp.br
Inscrições GRATUITAS


ESTIVEMOS EM PINDA
                                  
Pindamonhangaba é uma das sete cidades que forma o Circuito Mantiqueira - um dos 22 criados no Estado de São Paulo, visando incrementar o turismo regional. Pindamonhangaba, São José dos Campos, Campos dos Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Monteiro Lobato e Piquete têm em comum as belezas naturais e o clima agradável da Serra da Mantiqueira, com suas lindas trilhas e cachoeiras, picos elevados e paisagens belíssimas.

O turismo em Pindamonhangaba está ganhando status de atividade econômica rentável e estimulante ao desenvolvimento do comércio. Com aproximadamente 145 mil habitantes está localizada no centro geográfico do Vale do Paraíba, a meio caminho de dois centros urbanos [São Paulo e Rio de Janeiro]. E, hoje, é considerada a capital nacional da reciclagem de alumínio.

CONVITE E PASSEIOS

Para conhecer esse polo em desenvolvimento turístico, os professores Antônio Jordão Netto e Fauze Saadi, coordenadores da Universidade Aberta à Maturidade da PUC/SP e a jornalista responsável pelo Jornal Maturidades Célia Gennari, estiveram na cidade a convite da SCM Eventos & Turismo - Agência de Turismo Receptivo de Pindamonhangaba/SP - para fazer um FAMTUR, em 23 de novembro de 2007.
Em Pindamonhangaba, pudemos encontrar um pouco da história do Brasil nos prédios, igrejas e casarões coloniais, como o Palacete Visconde da Palmeira, construído em 1850, considerado a única reminiscência da nobreza rural cafeeira paulista e que, em breve, abrigará o "Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina" e a Igreja Matriz [Nossa Senhora do Bom Sucesso].
Também vimos a história da produção de café na Fazenda Cabral [produtora do Top Coffee] e a propriedade com a maior produção de leite de cabra do Estado de São Paulo, Sítio Algodão Doce. Ficamos sabendo também que em Pinda tem aventura, diversos esportes 'radicais', mas nós não passamos por eles não, apenas conhecemos o pessoal da Simbiose Aventura. Mas, infelizmente, perdemos o passeio de trem que sai da Estação da Estrada de Ferro Campos do Jordão...

Por nossa conta e enquanto aguardávamos o grupo chegar do passeio de trem, quando chegamos, conhecemos a Rodoviária, a estação de Pinda da Estrada de Ferro Campos do Jordão [1915], Mercado Municipal e a Secretaria de Turismo. E durante o final de semana, fomos muito bem recebidos e instalados no Colonial Plaza Hotel, nos Restaurantes Colméia e Minuano, e participamos de atividades de reflexão e interação no Burity Empresarial.

CURIOSIDADE

Pinda participa do Caminho da Fé, desde sua criação, em fevereiro de 2003 e possui o maior trecho do percurso dentro do seu território. Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), o Caminho da Fé foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida. A jornada dura de 14 a 16 dias, caminhando entre 25 e 30 km/dia pelos 400 km de percurso. O caminho foi criado para ser feito à pé, mas também pode ser feito de bicicleta - www.caminhodafe.com.br .

Nós percebemos que Pinda tem capacidade para se tornar referência em qualidade de vida e turismo e que muito está sendo feito para atingir esse objetivo. O fim de semana foi agradável e tivemos a oportunidade de nos divertir e de ter gravado em nossas memórias esses momentos de alegria e, certamente, de novas amizades. Valeu!

Célia Gennari
celia-gennari@uol.com.br


Recordação: CICLOS DA VIDA
Por Ignez Ribeiro

PÉROLA MORAES RESENDE (1919-2007), nossa colega de classe e aluna da UAM desde 1995, era uma pessoa tranqüila e meiga, delicada no falar e muito querida por todos.Após a morte de seu marido Irineu Resende, com quem esteve casada por 51 anos, entrou na UAM e teve início um novo ciclo em sua vida, com o convívio com as colegas e com os vários cursos a que teve acesso. Dona de um memória excelente,
aproveitou muito a oportunidade de se desenvolver intelectualmente e a cada dia ficava uma pessoa melhor, de bem com a vida e independente, o que lhe dava muito prazer, pois valorizava muito a sua liberdade.
Por muito tempo, fez parte do "Grupo Reflexão", do Prof. Marco Antonio, no qual aproveitou várias vezes, da oportunidade de viajar, fazer trilhas, descer corredeiras, colocar pés de pato e roupa de mergulho para apreciar os peixes de perto e muitas outras atividades que lhe deram enorme prazer de viver. Deixou-nos e aos seus queridos filhos, netos e bisnetos, no dia 24 de agosto de 2007. E ficou a saudade...


HOMENAGEM

“Na agenda de Deus, no dia 24 de setembro de 2007, segunda-feira, estava assinalado: levar para junto Dele nossa querida Doutora Vera de Jesus Sampaio, tirando-a do nosso convívio, bem como de seus familiares. Deus não prorrogou a data marcada em sua agenda, apesar da luta. Resta-nos respeitar e aceitar tão triste perda. A lembrança que ficará é a da Vera educada, solícita, meiga, introvertida, mas sempre atenta às coisas e pessoas as quais amava, fazendo jus ao nome Vera, que quer dizer verdadeira”.

Mariam Baidariam
mairiambai@gmail.com


Recordação: ATENTA AO AMOR
Por Ignez Ribeiro

A Dra. VERA DE JESUS SAMPAIO (1932-2007) foi aluna assídua da UAM por quase dez anos, de temperamento reservado sabia cativar as pessoas. Era formada em Medicina com especialização em Pediatria, trabalhou muitos anos no Hospital Menino Jesus, onde sua competência, solicitude e meiguice foram de grande valia para as crianças que estiveram sob seus cuidados.
Foi representante de classe na UAM, substituindo e auxiliando sua colega Janete Salfatis, sempre que necessário.
Gostava de ler [preferia os romances] e de viajar [o que fez muito em companhia de sua irmã Norma, nossa colega de PUC/SP], sendo Paris um dos lugares de sua preferência.
Conheci a Dra. Vera nas aulas de ginástica do Prof. Marco Antonio e sua irmã Norma. Foram momentos muito proveitosos que deixaram saudades.

Edições Anteriores

 



* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016