Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
  Cadastre-se

Página inicial
   |   Contato

“30 primeiros anos da Cortez...”

Eis a Cortez Editora e a Livraria Cortez, na pessoa do Sr. José Xavier Cortez, um nordestino que fez dos livros a sua própria história, comemorando os seus primeiros 30 anos de trabalho e glória.

Esse pequeno grande homem veio das secas e estiagens do Nordeste para aqui realizar os seus sonhos e triunfar, sem no entanto esquecer as suas raízes. Nasceu em Currais Novos (RN), onde até os 15 anos de idade trabalhou na agricultura, com o pai e mais 9 irmãos. Para estudar caminhava 25 quilômetros até a cidade mais próxima. Aos 17 anos, época de prestar o serviço militar, saiu de casa e foi para Natal (RN), tentar servir na Aeronáutica. Não deu certo, e foi para Recife (PE), onde entrou na Marinha e frequentou a Escola de Aprendiz de Marinheiros de Pernambuco. Um ano mais tarde foi transferido para o Rio de Janeiro, fez o curso de maquinista e chegou ao posto de cabo. Por 10 anos serviu a Marinha, tempo suficiente para perceber que determinadas promessas não correspondiam à realidade, o que levou os marinheiros a criar a Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais do Brasil (instituída e com sede própria). Não deu certo, e provocou um grande problema interno culminando com a sua expulsão e cassação.

Passada essa fase, aos 26 anos, mudou-se para São Paulo, e sem qualificação para serviços, fez vários “bicos”, sem sucesso. Foi então lavar carros no estacionamento de um parente, aprendeu a dirigir, virou manobrista, e aí começou a conciliar trabalho com moradia e a fazer grandes amigos. O estacionamento ficava em frente a um cursinho da USP - Universidade de São Paulo, o Cairú, e como ele gostava muito de ler e estudar, e queria a todo custo vencer na vida, tomou-se de coragem e foi até lá pedir para estudar de graça. Conseguiu uma bolsa, fez o cursinho à noite com muito sacrifício, preparou-se, prestou o vestibular em várias faculdades e foi aprovado em Economia, na PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A partir daí sua vida começou a mudar. Arrumou um emprego, e passou a vender livros para os colegas de classe e depois para outras turmas. A procura pelos livros foi tanta que decidiu sair do emprego. Conseguiu um espaço no Campus da Universidade, onde abriu uma pequena livraria que por muito tempo deu certo e, como livreiro e editor, passou a se dedicar inteiramente aos livros. Finalmente, montou o seu próprio negócio, que neste março está comemorando os seus primeiros 30 anos de muito trabalho e sucesso:  a Cortez Editora e a Livraria Cortez.

Ao Sr.Cortez, a homenagem e os agradecimentos do nosso Maturidades pelo carinho e atenção compartilhados.

Albanita de Paiva

Faleceu no dia 30 de dezembro de 2009, a aluna da UAM da 4ª fase E, Maria Suely Nastari Lima de Castro.
Sula, como gostava de ser chamada era casada, mãe de quatro filhos, advogada e artista plástica.

Frequentou nosso curso da Maturidade na PUC, por mais de dez anos.
Deixa-nos, além de um grande sentimento de perda, muita saudade.
Saudade de sua presença inteligente, afável, carinhosa e por isso mesmo tão amada por todos que a conheciam.

A vida se apaga, mas a lembrança dessa amiga querida ficará para sempre entre nós.

Turma da 4ª fase E

Edições Anteriores
Edição Nº 29

* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016