Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 


Página inicial
   |   Contato
 
 
Notícias


Evento reúne 500 idosos em São Paulo

No dia 08 de novembro, aconteceu o II Encontro de Culturas Corporais do Idoso da UniFMU. O evento tem a organização dos alunos da pós-graduação em Atividade Física para a Terceira Idade da FMU, e é um dos quesitos para a conclusão do curso.

A abertura do evento ficou por conta do Grupo Vocal Ecoart, regido pela maestrina Lydia de Godau [www.ecoart.mus.br]. Foi um dia animado que contou com a participação de delegações de idosos de várias regiões: Várzea Paulista, Sorocaba, Piedade, Tietê, Itapira e Osasco foram algumas das representadas.

Estima-se que 500 pessoas estiveram participando das atividades propostas: oficinas de Yoga [Profa. Célia Gennari, de São Paulo], de Dança de Salão [Prof. Paulo Henrique Montenegro Lopes, de Santos], de Ginástica Funcional Reciclada [Prof. Paulo Marchioretto, de Itapira] e Violão [Prof. Marcelo Campos, de São Paulo]; competições de dama, dominó, vôlei, miss e mister e mostras de dança, de coral, de interpretação... Aconteceu de tudo nesse evento!

O dia foi repleto de atividades e de alegria. A aluna da UAM-PUC/SP, Rosa Salerno Rossi, a Rosinha, nossa entrevistada da edição 40 também esteve no evento. Ela é integrante do Grupo Reflexão, do professor Marco Antonio Chimento, que fez uma belíssima apresentação da Boloterapia [Veja foto].

A jornalista responsável pelo Jornal Maturidades, Célia Gennari, também formada em Educação Física e com especialização em Atividade Física para a Terceira Idade, fez parte da equipe de organização do II Encontro de Culturas Corporais do Idoso da UniFMU,. “Não tenho palavras para expressar a emoção de ver tantos idosos juntos e felizes. Tenho certeza de que todos os meus colegas e amigos da turma da pós-graduação sentiram a mesma emoção. Só tenho a agradecer pela oportunidade que a minha mestre Érica Verderi, coordenadora do curso, me deu quando insistiu para que eu fizesse essa especialização”, comentou a jornalista profissional de Educação Física.

Fotos: Divulgação


Dia Internacional do Idoso na Câmara Municipal de SP

O Dia Internacional do Idoso teve várias comemorações na cidade de São Paulo e também no interior do estado. Na Capital, aconteceu na manhã do dia 1º de outubro, no salão nobre da Câmara Municipal, uma conferência especial para os idosos com o médico e pesquisador em saúde pública Prof. Alexandre Kalache. Ele falou aos idosos, que lotaram o auditório da Câmara, sobre envelhecimento ativo e a importância do protagonismo das pessoas idosas. Kalache é um dos maiores especialistas do mundo sobre políticas públicas globais para a terceira idade.


[da esq. p/ a dir.] Sr. Paulo Sergio Pelegrino, Dr. Alexandre Kalache, Dr. Luiz Roberto Ramos, Vereador Gilberto Natalini, Sr. Maurício Pinterich, Sra. Dinéia Cardoso, Sr. Antonio Santos Almeida

O evento contou com a presença de Vereador Natalini, Secretário de Esportes Walter Feldman, Subprefeito da V. Mariana Maurício Pinterich, Dr. Luiz Roberto Ramos (UNIFESP), Dr. Alexandre Kalache (OMS), Sr. Paulo Sergio Pelegrino, Presidente do Conselho Estadual do Idoso, Sr. Antonio Santos Almeida, Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Deputado Estadual José Augusto, entre outras autoridades. Sra. Dinéia Cardoso, representou o Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação na mesa de abertura do evento.

O Vereador Gilberto Natalini, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e a UNIFESP, oportunizaram essa iniciativa, mas o evento contou também com o empenho de representantes de outras entidades, como: Jornal Maturidades UAM-PUC/SP, Associação de Mulheres do Jardim Colorado, AFAI - Associação dos Familiares e Amigos dos Idosos, Conselho Estadual do Idoso, Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região – CREF4/SP, Conselho Regional de Fonoaudiologia – 2ª Região/SP, Conselho Regional de Psicologia – SP, SPCROPH-CRECI@, Fundo de Solidariedade Social e Cultural do Estado de São Paulo, IAMSPE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual e COMTID – Coordenadora do Centro Educacional e de Convivência "Francisco Coriolano de Souza" da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul.

Segundo Natalini "a população idosa vem crescendo rapidamente, os governos precisam criar urgente ações voltadas para o envelhecimento, principalmente no que diz respeito à acessibilidade e prática de atividade física... É muito mais fácil e barato cuidar da saúde das pessoas do que das doenças". Natalini é autor do Projeto de Lei de nº 223/08 (Lei 14.905), que cria o Programa do Envelhecimento Ativo na cidade de São Paulo.

Texto: Célia Gennari
Fotos: Arquivo Pessoal do Vereador Natalini


 
Edições Anteriores
Edição Nº 29

 

* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016