Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

Página inicial  
 

O ENCONTRO DAS ÁGUAS DE MANAUS

Por Lela Saadi

O Encontro das Águas é um daqueles passeios inesquecíveis pela sensação que provoca na maioria dos turistas. Se você for fazer uma viagem a Manaus não pode deixar de conhecer esse show da natureza, no qual os rios Preto e Solimões se encontram, mas não se misturam.

Na verdade, essa é uma das principais atrações turísticas para quem viaja para Manaus e muitas agências oferecem esse passeio, que geralmente é feito aos sábados, habitualmente com partida do Porto de Manaus para navegação pelo Rio Solimões.

É comum que sejam realizados no período do rio cheio, que acontece de janeiro a julho, o que também proporciona uma melhor visualização desse espetáculo da natureza, onde, por 5 km, as águas claras e barrentas do Rio Solimões não se misturam com as águas escuras do Rio Negro, em razão das grandes diferenças físico-químicas entre os dois rios.

O Rio Negro é um rio de águas escuras por conta da grande quantidade de ácidos orgânicos provenientes da decomposição da vegetação. Ele apresenta pH de 3,8 a 4,9, temperatura média de 28ºC e flui a cerca de 2 km por hora. O Rio Solimões tem cor barrenta por causa dos sedimentos que a água carrega ao fluir por baixo da Cordilheira dos Andes, apresenta 22ºC e flui a cerca de 6 km por hora.

Quando realizei o passeio, percebi que a pontualidade da partida do barco era rigorosa. Perder a hora é sinal de perder o barco. O N.M. Monteiro chega em torno de uma hora ao Encontro das Águas. Trata-se de um barco regional, que acomoda cerca de 250 pessoas em rede e 10 confortáveis cabines suítes, com cama de casal ou beliche. Os turistas viajam no cercadinho Vip do barco, tendo para uso exclusivo um refeitório e uma sala com sofá e redes no convés superior, onde também ficam as cabines individuais, as quais são espaçosas e muito simples, contendo ar condicionado, varanda, banheiro e o chuveiro é frio: despeja água que vem direto do rio.

Já faz anos que estive no local e ainda lembro com saudades daquele visual.

Partimos às 13h40 e em cerca de 40 minutos cruzamos o Encontro das Águas. Paramos e embarcarmos nos barcos (de 12 lugares) para a travessia até os índios, que nos receberam felizes com uma dança, acompanhados de enormes cobras. Em seguida, tivemos outro visual maravilhoso, as lindas Vitórias Régias. Isso tudo fizemos debaixo de chuva e barro, mesmo assim não atrapalhou em nada.

Retornamos ao navio, onde antes de subirmos nos foi cedida toalha e camiseta para colocarmos após uma ducha de água gelada. Logo em seguida nos foi servido uma deliciosa caldeirada de peixe e assim começou o nosso retorno para o Porto de Manaus.
O passeio foi ótimo, porém ao chegarmos em casa qual não foi o espanto ao verem aquelas botas cheias de barro.

Se você estiver passando por Manaus e tiver de escolher um passeio, o roteiro que tenha o Encontro das Águas é o mais recomendável, pois permite um bom contato com a natureza e a culinária amazônica.

Referências:


 
Edições Anteriores
* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016