Textos Básicos de Ética: de Platão a Foucault
O livro de cabeceira é aquele que prende a atenção do leitor e, por isso, atrai o interesse para a leitura ou para a releitura que transmite informações e aprimora a cultura. É também o livro que leva à reflexão sobre as idéias do autor ou ainda, pode tornar o leitor bem humorado, provocar o riso, ou torná-lo mais compreensivo e mais próximo do seu semelhante. Aristóteles afirma que a virtude não é inata, ou seja, é necessário praticá-la e exercê-la. A leitura é um dos meios para se encontrar o caminho que conduza o homem à meditação, a respeito de suas atitudes e reações, dentro das circunstâncias que o cercam. Nas páginas do meu livro de cabeceira, “De Platão a Foucault”, destacam-se pensamentos que se tornam sempre presentes, para a orientação do nosso comportamento, diante de situações inevitáveis. Vejamos algumas passagens dos diálogos socráticos:
“A vida sem exame não vale a pena ser vivida”. (p. 17)
“O indivíduo que age de modo ético é aquele capaz de autocontrole, de governar a si mesmo”. (p. 18)
“O exercício do poder sobre qualquer pessoa supõe que aquele que o exerce seja capaz, em primeiro lugar, de controlar a si mesmo para assim agir de modo justo e equilibrado”. (p.23)
“O mais feliz, porém, é aquele que não tem maldade na alma, pois ficou provado que esse é o maior dos males”. (p. 24)
“A justiça é uma cura moral que nos disciplina e nos torna mais justos”. (Ver p. 25)
Os textos selecionados por Danilo Marcondes têm como foco principal a questão ética, tão discutida e esquecida nos dias de hoje. Para tornar presentes esses e outros pensamentos, há páginas que lidas e relidas, justificam a presença desse livro na cabeceira. Meditando sobre esses pensamentos, encontramos a análise do comportamento e os valores que adotamos, bem como o sentido dos nossos atos, o que justifica a sua releitura. Com uma reflexão sobre essas idéias, e de outros textos de grandes filósofos da antigüidade, concluímos que é necessário e essencial o respeito a todos com quem convivemos e o respeito por nós mesmos.
Examinados os textos escritos pelos filósofos, que muito contribuíram para a análise do comportamento do homem, destaca-se a importância de se conhecer a si mesmo para melhor convivência e harmonia na sociedade.
MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Ética: de Platão a Foucault: Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2007.
Profª Antônia de Almeida Cunha
antoalmeida@superig.com.br