Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial

Minha viagem para a Itália

Por Dora Vicentini

Aluna da 4ª C

Eu e minha filha Mônica saímos no dia 03 de outubro para Roma. Nossa primeira parada em terras italianas. Eu não conhecia nada da “bota”, então fiquei encantada pela história daquele país.

Roma: Capital da Itália. É a maior cidade italiana e a quarta cidade mais populosa da União Europeia. Única cidade do mundo que tem no seu interior um país inteiro, o enclave do Vaticano. Sua fundação lendária foi em 753 a.C. Seu centro histórico é classificado como Patrimônio Mundial.

Ficamos hospedadas na Via Del Corso, perto da Praça de Espanha, um lugar privilegiado, pois fazíamos muitas coisas a pé. O comércio incrível, lojas chiquérrimas, em cada viela tinha uma estátua, um portão, uma história, enfim, foi uma delícia.

O grandioso Vaticano, as salas antes de chegarmos à Capela Sistina... Sim, no domingo voltamos para ver o Papa dar a benção dominical. Foi muita emoção e alegria de vê-lo na janela inexplicável.

Capela Sistina: situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa. Sua arquitetura é inspirada no templo de Salomão do antigo testamento. Possui decoração em afrescos pintada por Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli. Seu nome é em homenagem ao Papa Sisto IV.

Fomos conhecer a famosa Fontana de Trevi, o Parthenon, Coliseu e o Foro Romano. De lá partimos de trem para Firenze, apenas uma hora de viagem. A hospedagem perto da Ponte Vecchio, na casa de amigas da minha filha, foi acolhedora. Conhecemos pessoas especiais: Marilda, Sebastian e sua filha Sophia de 4 anos.

Visitamos a Galeria degli Uffizi, a Igreja de Santa Maria Novella, a Catedral de Duomo e o Palácio de La Chamania, onde está a imponente estátua do Davi, criada por Miquelangelo. De lá fomos até Siena e San Geminiano, um passeio incrível e imperdível.

Basilica di Santa Maria del Fiore, conhecida como Duomo, que significa catedral. Seu domo é considerado por muitos a mais importante realização arquitetônica da renascença. A cúpula fica a 55 m do chão, tem 45 m de diâmetro interno, 54 m diâmetro externo, atinge cerca de 114 m e pesa em torno de 29000 toneladas.

Partimos para Veneza. Foram duas horas de viagem de trem, curtindo a paisagem linda e impressionante.

Quando chegamos em Veneza, com água dos dois lados, descemos na estação para pegar um táxi, para chegarmos até o barco que nos levaria para o Hotel. Fiquei deslumbrada com a paisagem dos canais e suas gôndolas e gondoleiros cantando canções italianas. Andamos muito, atravessando pontes para passarmos de um lado para o outro.

A Ponte di Rialto é enorme, a Praça de San Marco lindíssima, a igreja, os restaurantes e lojas... Sentamos na praça para poder apreciar o vai e vem das pessoas. Foi incrível observar pessoas de todas as religiões e raças e muitas pombas, que faz um cenário típico.

Ponte di Rialto é a mais antiga e famosa de Veneza. Foi, até o século XIX, a única travessia do Grand Canal, honra que atualmente divide com a ponte dell’Accademia. É linha divisória para os distritos de San Marco e San Polo.

Visitamos o maravilhoso Palácio de Ducale e onde os presos passavam antes de morrer e davam o último suspiro numa despedida de Veneza, a famosa Ponte dos Suspiros.  Vimos uma cidade diferente!

Enfim, partimos para Roma, com a sensação de realização e a certeza de que chegaríamos bem em São Paulo no dia 15 de outubro.

Viagem inesquecível. Adorei tudo o que minha filha me proporcionou, a sua companhia foi uma delícia. Nos divertimos muito e já estamos planejando a próxima.

Referências:

Edições Anteriores
* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.