Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

Página inicial  
 

Passeio Cultural na cidade de São Paulo: Farol Santander

“Convidei minha classe e a fase I para fazer um passeio muito interessante no domingo (28/04): conhecer o Farol Santander no centro de São Paulo. Pudemos desfrutar de várias exposições que estavam no local. A mais interessante foi a da Hebe Camargo, nossa diva da TV brasileira. A exposição de espelhos também foi fantástica. E o que dizer da vista de São Paulo no topo do Edifício? Magnífico!!! Uma visita que começou por volta do meio dia e terminou bem à tarde. Foi um momento de confraternização e integração. É muito bom trocarmos experiências, conhecer pessoas. Acho que enriquece o curso” - Elza Calazans – Fase III.

A seguir alguns relatos de quem participou deste momento de turismo na cidade de São Paulo.

“Não tínhamos ideia da magnitude que íamos encontrar no Farol Santander: a vista panorâmica de parte da cidade de São Paulo... edifícios e ruas... tentando descobrir seus nomes... Havia também a exposição das roupas da Hebe Camargo, que tanto sucesso fez quando de suas apresentações e que nos encantava com sua postura e simpatia. Querem saber? Houve até um selinho com ela que foi fotografado e gostei muito. Em outro recinto havia a sala dos espelhos. Ficamos admiradas com tantas imagens que íamos descobrindo. Tiramos fotos e também demos muitas risadas. Foi uma tarde encantadora com amigas muito especiais da UAM PUC-SP. Valeu a pena o passeio!” – Edith Parra – Fase III.

“Durante a visita no Farol Santander, as alunas da UAM PUC-SP, com muita animação, desfrutaram do passeio, integrando o grupo, com muita sociabilidade e prazer” – Erminia Sara Gallian – Fase III.

“Foi maravilhoso. Um momento para esquecer os problemas e a depressão. No início, ficava apreensiva por não saber se seria aceita pelas pessoas ricas e estudadas que frequentam a PUC. Mas, isso logo passa e a gente se surpreende ao ver que todos são iguais e estão na mesma sintonia. Tem sido incrível! Adorei o contato e a integração com a turma III. Foi um presente, pela possibilidade de conhecer tantas pessoas legais e bacanas. O curso está sendo muito bom para mim. Tem sido mais eficaz que antidepressivo. Aumenta o humor e dá vontade de viver. Gostaria que essa experiência incrível e esses encontros continuassem” – Suely Furtado – Fase I.

“Passeios como o do Farol e outros, como ida ao teatro, museu, restaurante, representam a oportunidade de sair de casa, conhecer coisas novas, transpor limites e ter contato com outras pessoas... Certamente, sozinha, ninguém iria. O grupo é um fator motivador e agregador para deixar a solidão e a preguiça de lado, de se jogar pra vida e sentir que ela pulsa independente das nossas perdas, tristezas, lutos, filhos, problemas e responsabilidades. Ao longo da nossa história, já pertencemos a muitos grupos, mas este é especial! Representa a possibilidade de iniciar um novo ciclo, viver novas experiências, adquirir novos conhecimentos e, o principal, ‘experienciar’ novas emoções. É poder numa tarde de domingo, passear pelo centro de São Paulo e – do calçadão da XV de Novembro ou do alto do Farol – enxergar a cidade que faz parte da nossa memória, de um jeito diferente. Perceber que o nosso olhar mudou. Hoje, não vemos apenas as pessoas e o mundo, mas os percebemos na sua profundidade e essência, assim como a nós mesmos, entendendo as metáforas que nos rodeiam e isso, também, é fascinante, enriquecedor e transformador” – Mariasun Montañés – Fase I.

“O dia já estava quente, aos poucos elas foram chegando: duas, mais quatro, mais outras três, uma sozinha e, em pouco tempo, o grupinho todo estava lá na porta do edifício do antigo Banco do Estado de São Paulo, o Banespa, para nossa visita ao agora denominado Farol Santander. Como o inesperado sempre ronda as pessoas curiosas, na fila, descobrimos que muita gente teve a mesma ideia e que os ingressos para as horas seguintes estavam vendidos! Fazer o quê? Resolvemos esperar. Tirando esse detalhe, a visita, que aconteceu cerca de duas horas depois, foi agradável e sem incidentes. A vista do terraço é realmente incrível. Vê-se todo o centro e até o Pico do Jaraguá. O café do terraço tem um serviço bem moroso, mas não conseguiu tirar nosso bom humor; descendo alguns andares, o incrível espaço “Além do Infinito”, cheio de espelhos, bem como a exposição da Hebe Camargo renderam dúzias de fotos bem divertidas. O prédio é um lugar histórico que vale a pena conhecer. Como tivemos tempo de sobra antes de poder subir para o farol, pudemos parar para observar os prédios em volta, admirar suas linhas elegantes, seus vitrais e portais majestosos que trazem lembranças de tempos de abundância. Aproveitamos para dar uma passadinha pelo mosteiro de São Bento, relembrar como é bonito e ver as pessoas saindo da missa e a fila para a compra dos pãezinhos bentos! Como nem só de belezuras vive o homem, resolvemos almoçar no restaurante Salve Jorge, na praça Antônio Prado. Salve Jorge, uma cervejaria-restaurante de estética genuinamente paulistana que traz o clima boêmio de décadas passadas. Fundado em 1948, tem decoração e fotografias de época e já foi premiado como melhor bar e happy hour por servir cerveja bem gelada. Depois disso tudo, ainda no calor da tarde, abraços e beijos de ‘até logo’” – Elisabeth Prescher – Fase III.

“A visita ao Farol Santader foi um passeio muito interessante e fascinante. O espaço Hebe Camargo nos faz voltar ao túnel do tempo ao ver sua coleção de roupas, sapatos e jóias riquíssimos com suas fotos e biografias. Gostei demais do espaço dos espelhos e o jogo de luzes me impressionou. No Restaurante São Jorge... tem uma comida deliciosa. Foram momentos de compartilhar alegrias, numa tarde muito agradável com um pessoal alegre e divertido. Espero que em breve possamos repetir um passeio e uma confraternização como essa” – Thieko Asaeda – Fase III.

 
Edições Anteriores
* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016