Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

 
Página inicial
   |   Contato
     


O ANO DO BRASIL NA FRANÇA - O ANO DA FRANÇA NO BRASIL

O Ano do Brasil na França faz parte das ‘Saisons Culturelles Etrangères en France’, que desde 1985 homenageiam nações. A cada ano um país é convidado a levar sua produção cultural à França. E o Brasil foi o homenageado do ano 2005.

Fruto de um acordo cultural entre os governos dos dois países, a ‘Saison Culturelle’ de 2005 reuniu projetos brasileiros de teatro, cinema, dança, grupos folclóricos, fotografia, gastronomia, esporte, música, artes plásticas, design e literatura na maior manifestação cultural e artística realizada pelo Brasil no exterior. Para as empresas brasileiras e para o Brasil, foi uma oportunidade inédita para expor seus produtos, marcas e desenvolvimento social, cultural e econômico. A diversidade e a modernidade da cultura brasileira foram vistas por franceses e turistas de todo o mundo, entre março e dezembro de 2005, no evento Ano do Brasil na França, que teve como tema BRÉSIL, BRÉSIS, BRASIL, BRASIS.

O evento, que aconteceu em Paris e em diversas cidades francesas, reuniu cerca de 400 projetos brasileiros, na maior manifestação cultural e artística realizada no exterior, em toda a história do Brasil. Os patrocinadores tiveram a oportunidade de expor marcas e produtos no disputado mercado internacional. O evento foi visto por franceses e turistas que visitaram a França, um dos maiores pontos turísticos do mundo, conforme a Organização Mundial do Turismo.

O Ano da França, no Brasil, começou oficialmente em 21 de abril de 2009, data da Inconfidência Mineira e terminará em 15 de novembro de 2009, data da Proclamação da República. Centenas de eventos foram agendados, distribuídos entre diversas capitais brasileiras.

Destacamos alguns dos eventos:
                  . As exposições de Marc Chagal e Matisse, na Pinacoteca de São Paulo
                  . Apresentações de artistas, escritores, sociólogos e músicos franceses de fama mundial, tais com Edgard Morin, Muriel Barbery e outros
     
 Artistas franceses tiveram grande participação em eventos cívicos, culturais no calendário brasileiro:
                  . Comemoração de 7 de Setembro
                  . Festival de Ópera de Manaus
                  . São Paulo Fashion Week
                  . Aniversário de São Luis no Maranhão
                  . Festival do Livro em Porto Alegre
                  . Festival Mundial de Circo em Belo Horizonte.

Em frente ao Museu do Ipiranga, aconteceu um belo show de artistas franceses, vindos da França. A comemoração de 7 de Setembro em Brasília contou com a presença do Presidente da França.

O nome do Brasil ficou em destaque na França e em outros países e dentre outros resultados positivos tivemos um incremento de turistas franceses no Brasil, notadamente na região Nordeste e Sul.

Um ponto importante para o Brasil foi o expressivo quadro que o pintor Roberto Camasmie fez do Presidente da França, Sr. Nicolas Sarkozy com o Presidente do Brasil, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva. A Primeira Dama do Brasil, Sra. Marisa Letícia, presenteou o interessante e belo quadro ao Presidente da França que apreciou muito o simpático presente.

.


Iracema de Paula e Silva

 
Edições Anteriores
* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016