Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 


Página inicial
  
 
 
Notícias

 

Mariam Baidarian é uma das escritoras do livro Nós, mulheres do Século 21

Mariam, aluna da UAM/PUC-SP, nossa entrevistada da edição 41, (artigo intitulada “A sempre escritora Mariam”), cruzou fronteiras.

Em 8 de setembro deste ano, aconteceu em Nova York, USA, o lançamento do livro “We, Women of the 21 Century”, escrito por 35 mulheres brasileiras. Para nosso orgulho, Mariam é uma dessas 35 autoras.

O lançamento, no Brasil, do livro traduzido “Nós mulheres do Século 21”, Oficina do Livro Editora, será no dia 7 de dezembro deste ano, às 18H30, na Livraria da Vila, Shopping Cidade Jardim.

O livro reúne textos sobre vários temas, mas especialmente contam o carinho das escritoras por NY. A publicação foi bem aceita no mercado americano. A coordenação em NY ficou por conta da escritora Val Beauchamp. Já a direção da produção e de textos ficou a cargo da experiente editora Silvia Bruno Securato. A comercialização do livro está sendo realizada pelo site www.amazon.com ou diretamente na Editora.

A Equipe do Jornal “Maturidades” parabeniza Mariam Baidarian por mais esse sucesso.

Redação: Célia Gennari e Ignez Ribeiro
Foto: Célia Gennari
Imagem: Divulgação


O IDOSO ESTRANGEIRO EM SUA CIDADE: SIGNIFICADO DE UM PASSEIO

O IDOSO ESTRANGEIRO EM SUA CIDADE: SIGNIFICADO DE UM PASSEIO, de autoria de Rita Duarte do Amaral, pedagoga especialista em Gerontologia, é um excelente trabalho que mereceu a Primera Nominación Categoria Personas Naturales no Concurso de Experiências Gerontológicas “Una Sociedad para Todas las Edades”, Cuarta Edición Año 2010, da RLG – Red Latinoamericana de Gerontología, em Santiago, Chile.

A autora descreve o Projeto Passeios, atividade iniciada no segundo semestre de 2002, que ela realiza mensalmente numa Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), situada em Guarulhos,  São Paulo.

De caráter filantrópico, essa Instituição, inaugurada em novembro de 1997, atende 65 residentes de ambos os sexos, “com idade superior a 60 anos (...) que não disponham de condições para viver com autonomia e independência em relação à moradia, alimentação e cuidados mínimos de higiene e segurança”.

O Projeto Passeios tem por meta resgatar a autoestima do idoso, proporcionando-lhe programas que o motive a sair de sua inatividade e o estimule ao convívio social e a participar de atividades físicas e intelectuais, dando assim um sentido ao seu dia a dia.

Com esse objetivo, semanalmente são realizadas diversas atividades como exercícios físicos, dança (“... a música os anima e eles podem acompanhar o ritmo”), jogos de cartas (“...onde se trabalha com números em ordem crescente e decrescente, naipes e muita atenção” ), dominó, montagem de quebra cabeças, exibição de filmes,  ouvir música;  oficinas de memória autobiográfica a cada 15 dias e uma vez por mês o tão esperado dia do passeio, que para os residentes é de grande importância e significado.

Assim, devidamente acomodados, os idosos são levados a passear pela cidade, visitar igrejas, museus, parques, shopping centers, etc. Algumas vezes sugerem revisitar lugares onde habitaram e circularam, lugares que foram significativos em suas vidas.  “Tudo chama a atenção deles na rua: os outdoors, os transeuntes, o cheiro dos lugares. Poderia dizer que são estrangeiros na sua própria cidade.”

Com sua câmera fotográfica a autora registra todos os passeios, e na semana seguinte a cada passeio expõe as fotos num quadro de avisos na Instituição.  Assim, aqueles que aparecem nas fotografias se sentem valorizados em poder compartilhar com seus companheiros sobre o que viram e o que fizeram. “Muitos não são fotografados há muito tempo”.

Pela sensibilidade, humanidade e capacidade para compreender e sentir as necessidades do idoso e realizar esse magnífico trabalho, a autora fez por merecer o prêmio recebido.

Para ler o artigo completo clique aqui

Albanita de Paiva



Prof. Dr. Joaquim Alfredo da Fonseca,
pessoa tão importante na vida de todos que com ele conviveram, deixa muitas lembranças.

Ao emérito professor, formador de Homens.

Certamente seria necessário organizar um livro, tal o conteúdo de suas realizações dignas de lembrar.

Professor rigoroso na apuração dos conhecimentos ministrados a seus alunos, mas com verdadeiro tratamento fraternal a cada um.

Formou-se no Colégio do Carmo, dos irmãos Maristas, sempre como aluno brilhante.

No mesmo Colégio trabalhou na secretaria, e mais tarde tornou-se professor da Instituição.

No secundário foi professor de renomados colégios, como o São Luis, o Sion e outros.

Formou-se no Curso de Geografia da USP.

Formou-se em direito na tradicional faculdade da USP, no largo São Francisco, onde se tornou o primeiro orador oficial por concurso, do Centro Acadêmico 11 de Agosto.

Tornou-se professor de Direito Civil na Faculdade de Direito de Santos, da Universidade Católica, onde foi numerosas vezes paraninfo.

Na Área das Ciências Sociais, a convite dos padres beneditinos, fundou o Curso de Geografia, na Faculdade de Filosofia de São Bento, uma das que constituíram a PUC-SP onde foi catedrático de Geografia Física; tornou-se membro da UGI – União Geográfica Internacional, e um dos organizadores e dirigentes do Congresso Internacional de Geografia, realizado no Rio de Janeiro.

A convite do Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, para aquiescer a solicitação do governador Jânio Quadros, fundou a Faculdade de Filosofia de Presidente Prudente, embrião da UNESP. Foi Inspetor Federal do Ensino Superior e Secundário; técnico de Assuntos educacionais, assessor Jurídico da Delegacia do Ministério da Educação em São Paulo; Sócio Emérito do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; acadêmico da Academia Paulistana de historia; membro da Ordem Nacional dos Bandeirantes.

Para orgulho da Universidade Aberta à Maturidade da PUC-SP, desempenhou seus últimos trabalhos como brilhante professor.



Prof. Fauze Saadi


Cine Gemini fecha suas portas

Em 26 de setembro deste ano, mais um cinema de São Paulo teve suas portas fechadas por falta de público. Desta vez foi o Cine Gemini, localizado em galeria da avenida Paulista. Apesar de suas confortáveis cadeiras de couro, o cinema estava com carpete furado, telefones desligados e funcionários desinformados. Inaugurado em 1975, as duas salas do Gemini – com 379 lugares cada – faziam sucesso durante os anos 70 e 80. Na época, os interessados em assistir “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981), “A última tentação de Cristo” (1988) ou”Ghost – Do outro lado da vida” (1990), formavam filas imensas em busca de um ingresso. O Datafolha, em uma avaliação realizada em 1988, apontou o Gemini, o Comodoro e o Bristol, como salas que reuniam as melhores condições de projeções da cidade. Mas, a partir dos anos 90, os apreciadores de filmes migraram para as salas em shoppings. Por conta disso, a direção da CIC – Cinema Internacional Corporation anunciou o fechamento do local, que não aconteceu. Em 2003, ao lado de boas produções, uma das salas trazia filmes pornôs em sua seção das 21h30. Ainda não se sabe o que acontecerá com o espaço ocupado pelo Cine Gemini.

Desde que o público migrou para as salas dos shoppings as salas de rua de São Paulo entraram em decadência. Lilian Lemmertz fechou em maio, aos 10 anos; Marrocos, que sediou o Festival Internacional de Cinema (1954), deve abrigar a Secretaria Municipal de Educação; Belas Artes corre o risco de fechamento ainda este ano, por falta de parceria; e Metro, aberto em 1938, fechou em 1997 e deu lugar a uma igreja evangélica.

 

PARTICIPE: Se você tem história para contar das salas de cinemas de São Paulo, escreva.


Célia Gennari
celia-gennari@uol.com.br

Fonte:
Folha de S.Paulo, 25 de setembro de 2010, cotidiano C11



 
Edições Anteriores
Edição Nº 29

 

* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016