Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

Página inicial  
 

Parque Villa-Lobos

Prof: Roberto Coelho

 

Parque Villa Lobos

Um passeio inusitado na cidade de São Paulo! Moramos em uma cidade cheia de histórias! Uma delas é a história do Parque Estadual Villa-Lobos, um pouco diferente da de outros parques. Vamos conhecer?

Antes de 1989, a área onde está hoje nosso parque destoava muito dos arredores da região de Alto de Pinheiros. Na sua porção mais a oeste havia um depósito de lixo da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP), onde cerca de 80 famílias recolhiam alimentos e embalagens. Isso mesmo, um imenso lixão!

Na parte leste, vizinha ao atual Shopping Villa-Lobos, era depositado material dragado do Rio Pinheiros e na porção central o antigo proprietário permitia o depósito de entulho da construção civil. Pode?

Em 1987, ano de comemoração do centenário de nascimento de Heitor Villa-Lobos, foram apresentados os primeiros estudos visando a implantação de um parque temático contemporâneo na área. Os moradores da região receberam bem a proposta, principalmente por eliminar os problemas causados pelos usos que na época a área apresentava. Imagine a sujeira!

Em 1989, o Parque Villa-Lobos começou a ser implantado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE. Foram removidas as famílias que viviam no local, retirados 500 mil m³ de entulho com mais de 1 metro de diâmetro, e movimentados 2 milhões de m³ de entulho e terra para acerto das elevações existentes. O Córrego Boaçava, que passava pela área, foi canalizado. Foi aberto ao público em 1995, parcialmente implantado e concluído em 2006.

O projeto original, elaborado pelo Arquiteto Décio Tozzi, previa uma “cidade da música”. Este projeto não foi realizado. Que pena!

No período de 2004 a 2008, foram plantadas 12 mil mudas em uma área de 120 mil m², entre as quais 1.200 ipês de oito espécies, 110 roxos e 550 amarelos, árvore-símbolo de São Paulo. O projeto paisagístico do parque é do Engenheiro Agrônomo e paisagista Rodolfo Geiser, mas foi posteriormente adequado para o plantio realizado entre 2004 e 2006. Sendo assim, o parque foi entregue concluído em 2006 com aproximadamente 24 mil árvores plantadas em covas de mil litros de substrato, após a remoção de entulho e troca de solo.

PARQUE VILLA-LOBOS
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001
Alto dos Pinheiros – São Paulo – SP
Funcionamento: De segunda a segunda das 5h30 às 19h. No horário de verão, até às 20h

Um outro local é o Parque Cândido Portinari
Construído no local onde funcionava o canteiro de obras da Linha 4 – Amarela do Metrô, o Parque Urbano Cândido Portinari foi interligado ao Villa-Lobos por ciclovia e passarela, criando uma complexa área verde com mais de 850 mil m².

PARQUE CÂNDIDO PORTINARI
Avenida Queiroz Filho, 1.365
Alto dos Pinheiros – São Paulo – SP
Funcionamento: Todos os dias das 05h30 às 19h00

Biblioteca do Parque Villa-Lobos

Minha proposta de visita ao parque é a BIBLIOTECA DO PARQUE VILLA- LOBOS, inaugurada em 2015.

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimos e ambientes para estudo, também conta com uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão. Ocupando uma área de 4 mil m² dentro do Parque Villa-Lobos, seu prédio foi construído na área do antigo depósito de resíduos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP), o espaço prepara todos os meses uma programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos.

BIBLIOTECA PARQUE VILLA-LOBOS
Av. Queiroz Filho, 1.205
Alto de Pinheiros – São Paulo – SP
(11) 3024-2500 • contato@bvl.org.br
Para saber mais: https://bvl.org.br/a-biblioteca/

 
Edições Anteriores
* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016