Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

 
Página inicial
   |   Contato


NUTRICIONISTA: O ESPECIALISTA EM ALIMENTOS

Hoje em dia, fala-se bastante sobre a importância do nutricionista para se obter  qualidade de vida. Mas o que realmente ele faz? Pois bem, o nutricionista é o profissional que aplica a ciência da Nutrição, isto é, decodifica os alimentos e nutrientes para auxiliar as pessoas a selecionarem e consumirem o necessário para o bom funcionamento do organismo.

O nutricionista trata da manutenção e recuperação da saúde, considerando princípios éticos, econômicos, políticos, sociais e culturais. Assim sendo, depois da consulta, o nutricionista irá planejar e desenvolver um Programa de Educação Nutricional, de acordo com as necessidades de seu paciente.
“O corpo precisa das melhores matérias-primas para se desenvolver e retardar o processo de envelhecimento, mantendo as células saudáveis e ativas por mais tempo”

Assim sendo, depois da consulta, o nutricionista irá planejar e desenvolver um Programa de Educação Nutricional, de acordo com as necessidades de seu paciente. Se for o caso de uma doença, o nutricionista irá adequar a alimentação ao diagnóstico e ao tratamento através de um cardápio balanceado, conforme as necessidades. O procedimento será o mesmo em caso de obesidade ou estética ou mesmo deficiências de nutrientes como vitaminas e minerais que podem levar à sobrecarga do organismo, o que, com o tempo, acelera o envelhecimento e a ocorrência de doenças degenerativas. Para o nutricionista, uma vida saudável está diretamente ligada à boa alimentação. No entanto, ele sabe que muitas pessoas desconhecem a importância de certos alimentos. Por isso, preocupa-se também com a reeducação alimentar, que irá mostrar não só a necessidade do organismo em ingerir determinadas vitaminas, encontradas com generosidade em determinadas frutas e hortaliças, mas também a importância de uma alimentação equilibrada.

Um outro aspecto da Nutrição que pode ser levado em consideração diz respeito aos progressos científicos, alterando o quadro das enfermidades nutricionais, pois, com o avanço das pesquisas e o conhecimento de novas técnicas de enriquecimento dos alimentos, certas moléstias nutricionais estão desaparecendo e outros novos problemas relacionados à Nutrição estão sendo identificados. Uma vez que o indivíduo está em contínua alteração, o cuidado com a saúde deve ser dinâmico e ir ao encontro das diferentes necessidades nutricionais. Os projetos de grupo, tais como o de controle de peso, podem levantar e sustentar o interesse e motivar as pessoas a melhorar seus hábitos alimentares. Daí a importância da Educação Nutricional, que tem como objetivo ajudar as pessoas a entender a importância dos alimentos para que satisfaçam as suas necessidades nutricionais, prevenindo doenças e complicações, promovendo uma melhor qualidade de vida.

Além de trabalhar com profissionais da área clínica, como médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos, entre outras áreas,  o nutricionista trabalha também em parceria com personal trainner e no atendimento a atletas.

É preciso deixar claro que a função do nutricionista também é o de informar sobre os desequilíbrios que os péssimos hábitos alimentares trazem ao corpo. A mesma preocupação que temos com o meio ambiente e os diversos ecossistemas, devemos ter com nosso organismo, pois possuímos também um ecossistema muito mais complexo e desconhecido. Precisamos tomar mais cuidado com o que ingerimos, não só no que diz respeito ao paladar, mas também na composição nutricional, pois não basta comermos, é necessário nutrir nossas células.
Nosso corpo é uma máquina. Como o automóvel, que precisa de água, óleo e combustível, sempre de boa qualidade, o corpo precisa das melhores matérias-primas para se desenvolver e retardar o processo de envelhecimento, mantendo as células saudáveis e ativas por mais tempo. Lembre-se: somos o que comemos.

Dra. Paula Regina Leocadio Canavó
Nutricionista
Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral
paula.canavo@terra.com.br



 
Edições Anteriores
Edição Nº 29

 

* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016