Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

Página inicial  
 
 

Resenhas

A Rede Social "Facebook"

Titulo original: The Social Network
Diretor: David Fincher
Estados Unidos/Columbia Pictures, 2010
Elenco: Jesse Eisenberg, Justin Timberlake, Andrew Garfield, Armie Hammer, Max Minghella, Dakota Johnson, Brenda Song, Josh Pence


É a historia da invenção do Facebook, aquela rede social que é um site de relacionamento, e que liga todas as camadas sociais sem distinção. A historia é verdadeira e retrata o mundo da informática, tudo muito rápido. O dialogo é rápido. As ações são rápidas. O raciocínio é rápido. Não há tempo a perder. "Se bobear perde o trem".

Numa noite de inverno do ano 2003, o jovem Mark Zuckerberg, analista de sistemas, graduado em Harvard, com o orgulho ferido após ter sido desprezado e humilhado pela namorada por ser um João ninguém, senta frente ao seu computador e resolve criar algo realmente superior: uma rede social.

O jovem gênio percebe a importância da sua idéia e consegue agregar mais de 500 milhões de amigos ao seu programa, dando assim início a uma revolução no mundo da comunicação.

Desta maneira, ele se torna o mais jovem bilionário do mundo. Apesar de honesto e bom, não chega aos dois bilhões de dólares calma e tranquilamente. Ele às vezes é levado a tomar decisões drásticas que acabam lhe trazendo muitos inimigos e provocando-lhe problemas legais e pessoais. Ele tem que enfrentar a desonestidade da concorrência e às vezes de seus próprios assistentes, que o colocam em situações comprometedoras, deixando-o desamparado e sem ação. Mas como todo gênio, ele consegue vencer e continuar brilhantemente a sua carreira.

O filme é atual. Data de 2003. Dirigido por David Fincher, famoso diretor, premiado por vários filmes, ele é bem convincente, mas de difícil compreensão para aqueles que não dominam perfeitamente o mundo dos computadores. Mostra os protagonistas Mark Zuckerberg e seu assistente, o brasileiro Eduardo Savarin, como pessoas humanas que algumas vezes têm que ser duras e pisar nos outros, para conseguir seus objetivos.

Vale a pena ver o filme para constatar como é hoje esse mundo dos altos negócios: competitivo e às vezes cruel.

Viviane Bigio
vibigio@uol.com.br


ALLENDE, Isabel. A Casa dos Espíritos.
Tradução: Pereira, Carlos Martins.
Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1982.

Para os que gostam de realismo mágico ou fantástico aqui vai minha sugestão: "La casa de los espíritos", título original, que relata a saga de três gerações da família Trueba, principalmente de suas mulheres iluminadas, Clara, Blanca e Alba. Saga esta marcada pela magia, pelo amor e pela tragédia. O patriarca é o latifundiário rico e autoritário Esteban Trueba.

O romance é narrado sob o prisma de um universo feminino, onde a luta, a violência e a esperança caminham lado a lado, e ainda nos mostra a conturbada história da política chilena entre 1905 e 1975, e a cultura dos países latinoamericanos.

Bestseller internacional, é considerado um dos clássicos da literatura latinoamericana.

Livro fascinante, daqueles que a gente quer ler em um só fôlego.

Sueli Carrasco
sueli.carrasco@uol.com.br



 
Edições Anteriores
Edição Nº 29


* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016