Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

 
Página inicial
   |   Contato


TODAS AS ESTAÇÕES DE UMA MULHER DE FIBRA


Marcamos encontro com Nelly Martins Ferreira Candeias em um dia particularmente atribulado, o Papa estaria no Pacaembú num encontro com os jovens. Escolhemos a Estação do Metrô da Barra Funda para nosso ponto de partida e nos demos mal, pois encontramos alguns acessos de ruas fechados e um movimento sem precedentes. Enfim, conseguimos chegar.

O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) é magistralmente presidido por Nelly Martins Ferreira Candeias, que tem ainda as funções de secretária, tesoureira e comunicadora, apesar do excelente trabalho realizado pelas duas auxiliares administrativas do local.

Elegante, culta, simpática, bem humorada e ativa a Professora Nelly, 70 anos ou mais, é Socióloga e Pós-Graduada em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade da Califórnia em Berkeley/USA. Quando se aposentou, após 30 anos na Faculdade de Saúde Pública de São Paulo, e imaginava descansar, viajar por lazer e escrever um livro sobre a história de sua família, foi convidada a assumir a Presidência do IHGSP e, assim, sua vida mudou de trajetória. Aceitou o convite como a “um chamado”, “uma missão”, e se tornou a primeira mulher a ser presidente da Instituição em seus 113 anos de história.

Sempre dando ênfase ao fortalecimento da imagem da mulher, pesquisou e recuperou informações sobre personalidades femininas do Instituto no final do séc. XIX e inicio do séc. XX, que estavam totalmente esquecidas e que agora podem ser apreciadas no seu site. “Fiz um quadro com todos os nomes daquelas que passaram pelo Instituto e acho que o meu tema principal é primeiro fortalecer a imagem da mulher”, comentou Profa. Nelly que sempre que se apresenta em público se diz feminina, nunca feminista, pois valoriza a mulher em suas várias atividades.

Casou-se jovem, mas impulsionada pelo desejo de progredir e pelo exemplo e incentivo do marido José Alberto Neves Candeias – professor e cientista – entrou na USP um pouco mais tarde do que o normal, pois como as demais mulheres da sua época, recebeu uma educação para cuidar do lar, criar filhos, estudar piano e francês. Filhos o casal não os teve, mas hoje ainda, por hobby Profa. Nelly estuda teclado sempre que pode. “Nem sei como a minha professora me agüenta, porque ela vem uma vez por semana e mesmo percebendo que eu não estudei, sempre diz que eu progredi”, comentou. Assim, sua vida, que no início foi delineada na direção tradicional, desviou-se para as conquistas acadêmicas, o que muito lhe satisfaz. 
“Claro que existe um tempo cronológico na vida de todo mundo, mas o importante é aquilo que você faz pelos outros. Para mim este é o principal valor. Acho que há um encanto muito grande na vida das pessoas, que reside no espírito de cada um”
Profa. Nelly Martins Ferreira Candeias

Profissionalmente, teve a oportunidade de viajar e trabalhar em diferentes lugares do mundo: Finlândia, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Canadá... Sua principal preocupação era promover o Brasil a cada instante e desenvolver-se ao máximo, capacitando-se cada vez mais para realizar o seu trabalho. “Eu tenho verdadeiro orgulho pelo Brasil, em termos de produção não só científica. Acho que é parte da minha energia exagerada (risos) esse orgulho que eu tenho. É uma história de vida!”, explicou.
                       
Profa. Nelly, a convite, escreveu a “História da Faculdade de Saúde Pública” e a “Memória da USP”, concluindo neste último que os aposentados se sentiam felizes de terem sido Professores da Instituição e que tinham a sensação de missão cumprida, uma vida cheia de dignidade e, 84% dos 220 que participaram da pesquisa, se possível fosse, fariam tudo de novo. Inclusive a própria Profa. Nelly.

Mais tarde, próxima à época da sua própria aposentadoria, escreveu o artigo “Um trem à minha espera*”. “A minha vida era como se eu descesse numa estação e um trem chegasse, mas para outro lugar... o primeiro trem é a infância... depois o casamento... depois o ‘eu quero estudar’... e no fim, meu trem está chegando na estação da minha vida que é agora, eu aposentada... Só que aí eu comecei a trabalhar de novo... Por essa eu não esperava”, concluiu com risos.

Nelly é uma pessoa muito sensível, que se emociona com o ser humano, e reconhece nos outros os valores pelo quais ela sempre lutou. Decidida, empreendedora, quer difundir os diversos cursos de especialização e de extensão da entidade a qual está dedicando duas horas e compartilhar com todos, este patrimônio cultural que é o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. O prédio de oito andares, totalmente recuperado e restaurado pela atual gestão, está localizado na área central da cidade.

HIGSP
“O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (HIGSP). Fundado em 1º de novembro de 1894, é uma associação civil de caráter científico e cultural, sem fins lucrativos. Tem como finalidade promover a pesquisa, o estudo e a divulgação no âmbito da História, da Geografia, das Ciências e Artes correlatas e sua projeção histórica, defendendo e preservando sua memória, tradições e patrimônio cultural”.

www.ihgsp.org.br
ihgsp@ihgsp.org.br

F. 11 3242-8064
Rua Benjamin Constant, 158 - São Paulo/SP

* O Artigo pode ser lido acessando o site www.jbcultura.com.br/IHGSP/nelly.htm

 

Célia Gennari
celia-gennari@uol.com.br

Ignez Ribeiro
ignisignis@uol.com.br

 
Edições Anteriores
Edição Nº 29

* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016