“EU SOU ARGILA NAS MÃOS DE JESUS. ELE TEM QUE ME MOLDAR”
Almerinda Pereira Santos
Sim, aquela foi mais uma manhã diferente, pois nesse mundão, encontramos outra pessoa especial : Almerinda Pereira Santos, 66 anos, cheia de vida, esbanjando energia, simpatia e que nos recebeu com um cativante sorriso.
Estivemos no CECOSI – Centro Comunitário Santa Inês, localizado no bairro de Lauzane Paulista [SP], no qual Almerinda está trabalhando há mais de 30 anos, dos quais 10 como presidente. Ela esteve presente e foi co-participante voluntária da sua fundação em 1977, pelo falecido Pe. Tommaso Laporale, italiano, que cedeu as dependências da Paróquia Santa Inês para a realização dos trabalhos. Grande mentor e incentivador, o Pe. Tommaso é sempre lembrado com muito carinho e gratidão pelos seus paroquianos.
No início, contavam com a ajuda dos fiéis e voluntários para atender as necessidades da população carente do bairro com: roupas, remédios, alimentos, orientação jurídica e uma atenção especial às crianças, dos 6 aos 15 anos. O trabalho cresceu, outras exigências e necessidades se fizerem presentes e, em 1979, nasceu juridicamente o CECOSI, com objetivos essencialmente sociais e sem fins lucrativos. Agora está habilitado a receber auxílios financeiros ou materiais, diretos ou por meio de convênios junto aos poderes públicos e privados.
Almerinda, sempre presente, conta com o auxilio de 34 funcionários e um tesoureiro, que tem que se virar com a grande papelada e as leis. Não é para menos. Hoje, atende 423 crianças pelo CECOSI, sendo que 96 são crianças de 1 a 4 anos que ficam na Creche João Paulo II. Além disso, tem 120 idosos que também usufruem do local.
As crianças entram às 7h, tomam o café da manhã, fazem atividades chamadas “oficinas de interesse”, tais como: capoeira, baculelê, coral, hip-hop, oficina de cabeleireiro, artesanatos, culinária, percussão, relaxamento, pintura, cine-vídeo etc. Contam, também, há quase oito anos com a dedicada regente Lydia de Godau, que duas vezes por semana rege o Coral e dá aulas de teclado.
Antes de irem para a escola, as crianças almoçam muito bem, com direito a suco e sobremesa. Chegamos nesse momento e fomos testemunhas de uma comida cheirosa e caseira. Fomos convidadas para a refeição, mas declinamos o convite, com pesar, pois não havia tempo...
Os idosos, todos acima de 60 anos, têm suas atividades das 13h às 17h, diariamente, em um salão amplo e arejado. São aulas de informática, artesanato, yoga, ginástica e dança. Há planos para disponibilizar, em breve, também o horário da manhã para melhor atender as necessidades da comunidade nessa faixa etária.
CADA MOMENTO
Mas, Almerinda não é só essa personalidade ativa, alegre, que se doa para o voluntariado. Ela tem 10 filhos – 6 “da barriga”, como diz, e 4 “do coração”, alguns que chegaram até ela pelo CECOSI. Hoje, com quase todos casados, 15 netos, 2 bisnetos, a bi-vovó dá graças a Deus por todas as bênçãos recebidas e se diz com mais tempo para cuidar dos outros 423 “do coração”.
Durante muitos anos ela trabalhou e se aposentou pela Casa de Davi, que atende crianças especiais. No decorrer da sua vida, essa mulher mostrou uma grande habilidade para driblar o tempo. Na Casa de Davi trabalhava no regime de 12/36h e nos outros períodos estava no CECOSI com o Pe. Tommaso. Com o falecimento, aos 63 anos, deste abnegado sacerdote, passou a contar com o apoio do Pe. Benedito Ferreira Borges, ao qual também é muito grata.
Entre suas outras atividades, todas decorrentes da suas responsabilidades como presidente do CECOSI, estão: a distribuição do leite - “Programa Viva Leite”, as idas ao mercado e a Rua 25 de março para compras, as palavras de exortação e formação para as crianças, mães e idosos, supervisão dos funcionários, atenção dobrada para a Creche João Paulo II e os infinitos papéis para assinar.
Mas, há uns 15 anos, se dá o direito, em seus momentos de lazer, de participar do Grupo Vocal Comunicação e às esperadas reuniões de família, com o marido, filhos, noras, genros, netos, bisnetos, sobrinhos e amigos, que enchem seu coração de alegria e gratidão.
Como se não bastasse, tem mais... Apóia o marido, Antonio Mota Santos, 72, que faz questão de cozinhar, ele mesmo, para moradores de rua, servindo em média 150 refeições por dia, na Igreja de Santo Antônio dos Bancários [Zona Norte], com todo apoio do Pe. João Evangelista e só com a ajuda de contribuições voluntárias.
Ela também, conta com a parceria do M.I.C.A. – Movimento Infanto-Juvenil Crescendo com Arte, dirigido por Maria José Soares, cujo trabalho foi tema do “Gente Notável” do Jornal Maturidades número 35.
“O cristão tem que ajudar, por a mão na massa. Não é só orar! Tem gente que quer ficar orando dia e noite. Tem que trabalhar, ver o que está acontecendo com as crianças, mães, idosos... Eu falo sempre para Jesus que sou uma argila nas mãos Dele. Ele tem que me moldar todo dia. Ele não invade nossa privacidade, Ele respeita a nossa escolha, mas temos que deixar Ele nos moldar... Nos fazer olhar nos olhos dessas crianças e ver as suas necessidades: pai preso, mãe ausente... Eles chegam querendo destruir tudo. A gente vê lá dentro dos olhinhos ele dizer: “não sou amado”. Mas, quando damos nosso colinho tudo muda. É uma grande esperança.”
Almerinda lembrou e cantou para nós uma música que está ensaiando, no momento, com o Grupo Vocal Comunicação que diz o seguinte: “... Pode um milagre enfim... Acontecer,... Quando você... Acreditar. A esperança em ti,... Ninguém jamais... Irá matar,... Depende só,... Se tu quiseres crer...”
Para doações e para conhecer o trabalho:
CECOSI – Rua Paulo Carneiro, 30 – Lauzane Paulista, Zona Norte da Capital
Tel. [11] 2232-5973
MISSÃO do CECOSI: “Promover e incentivar a assistência social, a educação e a cultura, visando o pleno desenvolvimento da pessoa.”
Entrevista e fotos: Célia Gennari
Texto: Ignez Ribeiro
|