Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 


Página inicial
   |   Contato
 
 

Indicadores de maturidade emocional

A seguir destacamos alguns indicadores de maturidade emocional adequados à situação da pessoa nessa fase de desenvolvimento:

Interesse pelo próprio desenvolvimento – A pessoa precisa fazer um ato de fé em si mesma, sabendo que nada acontece se ela não se movimentar em direção à sua realização.

Respeito ao corpo – Não ser mais jovem não quer dizer rejeição ao próprio corpo. É perfeitamente aceito e recomendado dedicar a ele mais atenção do que na fase anterior e ter um tanto de vaidade. O desleixo jamais será tolerado.

Bom humor e capacidade de brincar – Esse é um dos sinais mais claros de sanidade mental, pois essa atitude representa maior abertura perante a vida e desprendimento ante a transitoriedade das coisas. Mais ainda, ela capacita o idoso a rir de suas próprias limitações, sem que se sinta constrangido. Busca de novos interesses – Ao invés de reduzir sua visão de mundo, o idoso vai descobrir novos temas aos quais deve se dedicar. Por não estar mais amarrado a compromissos profissionais formais, ele pode eleger interesses com muito mais liberdade e sem preocupação de status.

Pensamento anárquico – Pode parecer heresia, mas trata-se de uma estratégia pessoal para escapar do modo de encarar o mundo atual.

Sentimento de ser necessário – Sentir-se útil já é alguma coisa, agora é preciso encontrar uma forma de se fazer necessário.

Renovação e ampliação dos relacionamentos – A perda dos velhos companheiros é fato inelutável. A única providência a ser tomada é a busca de novos contatos junto às novas gerações.

Os indicadores acima são alguns exemplos de como o idoso pode estabelecer metas essenciais para sua vida.

Waldir Bíscaro - Psicólogo
awbiscaro@uol.com.br


 
Edições Anteriores
Edição Nº 29
* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016