Indicadores de maturidade emocional
A seguir destacamos alguns indicadores de maturidade emocional adequados à situação da pessoa nessa fase de desenvolvimento:
Interesse pelo próprio desenvolvimento – A pessoa precisa fazer um ato de fé em si mesma, sabendo que nada acontece se ela não se movimentar em direção à sua realização.
Respeito ao corpo – Não ser mais jovem não quer dizer rejeição ao próprio corpo. É perfeitamente aceito e recomendado dedicar a ele mais atenção do que na fase anterior e ter um tanto de vaidade. O desleixo jamais será tolerado.
Bom humor e capacidade de brincar – Esse é um dos sinais mais claros de sanidade mental, pois essa atitude representa maior abertura perante a vida e desprendimento ante a transitoriedade das coisas. Mais ainda, ela capacita o idoso a rir de suas próprias limitações, sem que se sinta constrangido. Busca de novos interesses – Ao invés de reduzir sua visão de mundo, o idoso vai descobrir novos temas aos quais deve se dedicar. Por não estar mais amarrado a compromissos profissionais formais, ele pode eleger interesses com muito mais liberdade e sem preocupação de status.
Pensamento anárquico – Pode parecer heresia, mas trata-se de uma estratégia pessoal para escapar do modo de encarar o mundo atual.
Sentimento de ser necessário – Sentir-se útil já é alguma coisa, agora é preciso encontrar uma forma de se fazer necessário.
Renovação e ampliação dos relacionamentos – A perda dos velhos companheiros é fato inelutável. A única providência a ser tomada é a busca de novos contatos junto às novas gerações.
Os indicadores acima são alguns exemplos de como o idoso pode estabelecer metas essenciais para sua vida.
|