ADEUS A UM GRANDE  MESTRE: 
                                                                            Prof. Dr Luiz Henrique Camargo  Paschoal
 
 Por Antônio Jordão Netto 
                                                                           
 
  A Universidade Aberta à Maturidade – UAM-PUCSP, campus Monte  Alegre, perdeu, recentemente, um dos seus mais qualificados e respeitados docentes,  o Prof. Dr Luiz Henrique Camargo Paschoal, médico especialista de alto nível na  área da dermatologia no Brasil. 
   
  
      | 
      | 
   
  
    | Prof. Dr. Luiz Henrique Camargo Paschoal após  aula, para a turma da 4ª fase A, sobre "Pele - retrato da alma"  (20/05/2013) | 
     
 
  O professor vinha ministrando, com muita competência, a  matéria sob o nome Pele, um retrato da  Alma, quando a morte veio surpreendê-lo e a todos que compartilhavam com  ele as atividades do nosso curso desde o primeiro semestre de 2013. 
   
  Teve ele uma ótima e brilhante carreira tanto como clínico  quanto como professor universitário, ministrando cursos desde os primórdios dos  anos 60, em instituições superiores médicas de alto nível, tais como a  Faculdade de Medicina da USP, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Escola  Paulista de Medicina da UNIFESP e, a partir de 1972, na Faculdade de Medicina  do ABC, onde chegou, inclusive, a ser, em 2002, eleito diretor, cargo para o  qual foi reeleito em 2006 até março de 2010. Também foi presidente da Sociedade  Brasileira de Dermatologia. 
   
  O Prof. Dr Luiz Henrique Camargo Paschoal recebeu vários  prêmios e honrarias pelo seu trabalho como dermatologista. Publicou trabalhos  científicos em revistas nacionais e internacionais, tendo escrito, inclusive, com  a colaboração de outros especialistas, dois livros técnico-científicos de alta  relevância. O primeiro, em 1991, foi Lipodistrofia  Ginóide, já na segunda edição, e o seguinte, Dermatologia Terapêutica, em 1994, estando na sexta edição. 
   
  Aposentado a partir de 2010 de suas funções docentes, o Dr  Luiz Henrique continuou exercendo atividade clínica e nos deu a grande honra de  tê-lo como professor convidado da Universidade Aberta à Maturidade, da PUCSP, no  início do ano letivo de 2013. 
   
  Com o desaparecimento dele a UAM registra mais uma  irreparável perda, à qual se juntam duas outras inesquecíveis mestras, as  professoras Ieda Russo e Maria Angélica Soler, tão  prematuramente falecidas, em pleno exercício de atividades docentes junto à  nós. 
   
  O pranteado professor era casado com a Sra. Maria Gabriela  Macedo Paschoal, aluna do nosso curso e deixou uma filha (Márcia), dois filhos  (Luiz Henrique e Francisco) e cinco netos (Anna Carolina, Paula, Felipe, Vitor,  Miguel e Maria Clara). 
   
  À família enlutada, a coordenação do curso, Professores  Antônio Jordão Netto, Fauze Saadi e Terezinha Calil Padis Campos, colegas e  alunos da Universidade Aberta à Maturidade, campus Monte Alegre, manifestam seu  enorme pesar, compartilhando da saudade da família Camargo Paschoal e do grande  número de amigos e admiradores do grande mestre Prof. Dr Luiz Henrique Camargo  Paschoal. 
   
 
  Fotos: Arquivo Jornal Maturidades
                                                                              
                                                                             
                                                                             
                                                                             
 
                                                                                                                                                           
                                                                            Convite para apresentação 
A professora Beth  Hee Jeung Hong, diretora de planejamento da Ong OHUNDAN – OHD, enviou-nos um honroso convite para uma  apresentação das oficinas da UAM-PUCSP – coral, dança e tai-chi-chuan – no dia  8 de novembro, na sede campestre em Santa Isabel. 
   
  Ela quer mostrar à comunidade como as “meninas” e os  “meninos” da Universidade Aberta à Maturidade são ativos e vivem uma terceira  idade com qualidade de vida! 
 
 
                                                                           |