Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 


Página inicial
  
 
 
Notícias


ADEUS A UM GRANDE MESTRE:

Prof. Dr Luiz Henrique Camargo Paschoal

Por Antônio Jordão Netto


A Universidade Aberta à Maturidade – UAM-PUCSP, campus Monte Alegre, perdeu, recentemente, um dos seus mais qualificados e respeitados docentes, o Prof. Dr Luiz Henrique Camargo Paschoal, médico especialista de alto nível na área da dermatologia no Brasil.

Prof. Dr. Luiz Henrique Camargo Paschoal após aula, para a turma da 4ª fase A, sobre "Pele - retrato da alma" (20/05/2013)

O professor vinha ministrando, com muita competência, a matéria sob o nome Pele, um retrato da Alma, quando a morte veio surpreendê-lo e a todos que compartilhavam com ele as atividades do nosso curso desde o primeiro semestre de 2013.

Teve ele uma ótima e brilhante carreira tanto como clínico quanto como professor universitário, ministrando cursos desde os primórdios dos anos 60, em instituições superiores médicas de alto nível, tais como a Faculdade de Medicina da USP, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Escola Paulista de Medicina da UNIFESP e, a partir de 1972, na Faculdade de Medicina do ABC, onde chegou, inclusive, a ser, em 2002, eleito diretor, cargo para o qual foi reeleito em 2006 até março de 2010. Também foi presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O Prof. Dr Luiz Henrique Camargo Paschoal recebeu vários prêmios e honrarias pelo seu trabalho como dermatologista. Publicou trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais, tendo escrito, inclusive, com a colaboração de outros especialistas, dois livros técnico-científicos de alta relevância. O primeiro, em 1991, foi Lipodistrofia Ginóide, já na segunda edição, e o seguinte, Dermatologia Terapêutica, em 1994, estando na sexta edição.

Aposentado a partir de 2010 de suas funções docentes, o Dr Luiz Henrique continuou exercendo atividade clínica e nos deu a grande honra de tê-lo como professor convidado da Universidade Aberta à Maturidade, da PUCSP, no início do ano letivo de 2013.

Com o desaparecimento dele a UAM registra mais uma irreparável perda, à qual se juntam duas outras inesquecíveis mestras, as professoras Ieda Russo e Maria Angélica Soler, tão prematuramente falecidas, em pleno exercício de atividades docentes junto à nós.

O pranteado professor era casado com a Sra. Maria Gabriela Macedo Paschoal, aluna do nosso curso e deixou uma filha (Márcia), dois filhos (Luiz Henrique e Francisco) e cinco netos (Anna Carolina, Paula, Felipe, Vitor, Miguel e Maria Clara).

À família enlutada, a coordenação do curso, Professores Antônio Jordão Netto, Fauze Saadi e Terezinha Calil Padis Campos, colegas e alunos da Universidade Aberta à Maturidade, campus Monte Alegre, manifestam seu enorme pesar, compartilhando da saudade da família Camargo Paschoal e do grande número de amigos e admiradores do grande mestre Prof. Dr Luiz Henrique Camargo Paschoal.

Fotos: Arquivo Jornal Maturidades






Convite para apresentação

A professora Beth Hee Jeung Hong, diretora de planejamento da Ong OHUNDAN – OHD, enviou-nos um honroso convite para uma apresentação das oficinas da UAM-PUCSP – coral, dança e tai-chi-chuan – no dia 8 de novembro, na sede campestre em Santa Isabel.

Ela quer mostrar à comunidade como as “meninas” e os “meninos” da Universidade Aberta à Maturidade são ativos e vivem uma terceira idade com qualidade de vida!


 
Edições Anteriores
Edição Nº 29

 

* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016