Livros
BOTTON, Alain de - Religião para ateus
Tradução: Paolozzi,Vitor
Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011
É possível encontrar aspectos úteis, interessantes ou consoladores nas religiões? Indiscutivelmente por séculos e séculos as religiões têm sido uma forma eficiente de lidar com o sofrimento humano, seja ele mental ou corporal. Foi tida também como provável solução para os inúmeros impulsos violentos e egoístas que surpreendem e causam perplexidade.
Se este tema atrai você, esta é a leitura indicada.
Nilde Tavares
tnilde@yahoo.com.br
BARBERY, Muriel. A elegância do ouriço
Tradução: Rosa d’Aguiar Freire
Companhia das Letras, 2008
A autora, Muriel Barbery, nasceu em Marrocos, formou-se pela Escola Normal Superior de Paris, lecionou filosofia na Normandia e desde 2008 vive em Kyoto no Japão.
Tornou-se escritora premiada pelo seu romance de estréia “A morte do Gourmet”.
Neste segundo livro, cuja venda atingiu mais de um milhão de exemplares, Muriel nos brinda com um belo romance filosófico onde situações criam ambiente propício para a abordagem de temas como o tempo, a eternidade, a justiça, a arte e o amor.
Após a leitura deste romance mande-nos um e-mail, tecendo comentários.
Talvez possamos montar um clube de leitura virtual.
Nilde Tavares
tnilde@yahoo.com.br
Filmes
Titulo original:The Iron Lady (A Dama de Ferro)
Direção: Phyllidia Lloyd
Gênero: Drama
Produção: Reino Unido, 2011
Elenco: Meryl Streep, Jim Broadbent, Richard E. Grant, Harry Lloyd, Anthony Head, Richard E. Grant, Roger Allam, Olivia Colman, Susan Brown
Este filme traz em evidência duas grandes mulheres: Meryl Streep, atriz famosa cujo desempenho neste filme superou as expectativas e lhe valeu o premio Oscar de melhor atriz e Margaret Thatcher, ex-primeira ministra da Grã Bretanha durante onze anos, que quebrou os tabus de um mundo dominado pelos homens (conservadores e machistas), governando com mão de ferro o seu país (origem de seu apelido). Importante e poderosa, apesar de sua origem humilde, ela não se deixou intimidar e às vezes tomou medidas necessárias apesar de impopulares. Suas decisões não só atingiam a Inglaterra, mas frequentemente tinham repercussão no mundo inteiro.
Porém seu auge foi durante a guerra das Malvinas, onde ela impôs sua ferrenha força de vontade e conseguiu conquistar estas ilhas para o Reino Unido.
Este filme não é um relato somente de sua política. Como mulher e como ser humano Margaret passou por muitas dificuldades na sua vida privada. Seu difícil processo de envelhecimento, sua saúde, a perda do seu marido, o desprezo do seu filho, a solidão e o abandono fizeram com que ela não se conformasse com a realidade.
Tanto pela interpretação da grande atriz, Meryl Streep, como pela importância desta grande dama que teve a coragem de tomar decisões difíceis e não recuou diante das adversidades, este filme vale a pena ser visto.
Bom entretenimento!
Viviane Bigio
vibigio@uol.com.br
Titulo original: Black Swan (Cisne Negro)
Diretor: Darren Aronofsky
Gênero: Suspense
Produção: EUA, 2010
Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Barbara Hershey, Winona Ryder, Vincent Cassel
Nina, uma bailarina dedicada, talentosa e obcecada pela perfeição, está na expectativa de ser escolhida como estrela principal na montagem do Balé Lago dos Cisnes.
Nina tem que enfrentar seu diretor extremamente exigente e intrigante. Quer que ela se torne forte, independente e que seu lado mulher apareça em seus passos na dança, para substituir a bailarina principal da companhia.
Surge uma concorrente: a bailarina Lily, que deixa o diretor muito impressionado. As duas desenvolvem uma conflituosa relação, repleta de rivalidade.
Além de todos estes problemas, a jovem enfrenta mais um: ela mora com a mãe, que precocemente teve que se aposentar. Culpa a filha por não ter conseguido se tornar uma grande bailarina.
O mundo ao seu redor a sufoca, fazendo com que depare com seus medos, paranóias e ilusões. Este transtorno psicológico a fará viver momentos de extrema angústia, sem saber onde se encontra o real e o imaginário.
Em busca da perfeição, Nina cria em sua mente perturbada um cisne negro, que acaba por destruir sua sanidade.
Cisne Negro é um filme que prende a atenção pelo seu suspense psicológico. Mostrou-me o porque Natalie Portman ganhou o Oscar como melhor atriz. Seu desempenho, como bailarina, é mais que perfeito.
Sueli Carrasco
sueli.carrasco@uol.com.br
Televisão
“É a vovozinha”, programa exibido na TV Brasil, é uma série com 32 episódios de 30 minutos, em um formato que mistura ficção, reportagem e documentário.
Partindo da constatação de que hoje estamos vivendo mais - não é raro se chegar aos 90 anos - e de que este cenário pede a criação de uma “nova velhice”, a série coloca em discussão, com humor, os modelos de envelhecimento que a mulher brasileira tem para escolher.
Assista no link: http://tvbrasil.org.br/eavovozinha/