Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 


Página inicial
   |   Contato
 
  Risotto, o pequeno arroz


Acarajé

A palavra gastronomia vem do grego e quer dizer conhecimento do estômago : a arte de bem preparar a comida, a capacidade de apreciá-la, assim como   os alimentos típicos de uma região. É um ramo que abrange a culinária,  as bebidas e também  os materiais usados na alimentação.
O prazer proporcionado pela comida é um dos fatores mais importantes da vida. A gastronomia nasceu deste prazer e  esteve na origem de grandes transformações sociais e políticas.
O homem foi verificando aos poucos a necessidade de complementar sua alimentação, basicamente produto da caça, como o concurso  dos alimentos que ele foi descobrindo através da agricultura. Os viajantes foram levando seus alimentos  para outros lugares e tiveram que adicionar certos ingredientes para a sua conservação. Logo foram percebendo que a associação  de certas ervas lhes exaltava o sabor e permitia uma melhor aceitação pelo corpo. Assim, eles aprenderam a temperar os alimentos. Outrossim, os alimentos se tornaram instrumentos de poder e provocaram inúmeras guerras. Em grande parte, os Grandes Descobrimentos Marítimos foram incentivados pela procura de especiarias.
A arte do prazer da comida motivou várias invenções e despertou a sensibilidade de artistas, músicos, pintores, escritores, etc... O turismo também muito se desenvolveu graças à importância da alimentação. Cada região tem a sua própria gastronomia, o que  atiça a curiosidade dos turistas porque também é muito ligada a fatos históricos: conquistas, batalhas, invasões, ocupações etc...
Aqui no Brasil, a gastronomia é muito variada, colorida, pitoresca, resultado dos diversos povos que deixaram a sua herança.
Cada região tem a sua especialidade típica. No Sul, ela é mais inspirada na européia por causa dos italianos, alemães, europeus em geral que moram lá. No sudeste, é muito variada por causa das inúmeros povos que habitam a região. No Norte e Nordeste  ela é mais inspirada na comida indígena e africana.
Uma das regiões mais conhecidas por sua diversidade gastronômica é a Bahia. Assim que o turista chega, seja por ar, mar ou terra, é abordado pelas famosas baianas com suas roupas tradicionais  brancas, carregando um tabuleiro cheio de bolinhos deliciosas: os acarajés.O acarajé é uma especialidade da gastronomia  afro-brasileira, feita de massa de feijão fradinho, cebola, sal e outros temperos, frito no azeite de dendê. Este pode ser simples ou recheado. A combinação mais usada é de acarajé recheado de vatapá.
Uma lenda diz que o acarajé é a comida ritual da orixá Iansã. Na África representava uma bola de fogo “akara” enquanto o “jê” significa comer, ou seja, juntando as duas palavras é “comer bola de fogo”. Sua origem vem do mito da relação de Xango com suas esposas Oxum e Iansã. O bolinho se tornou assim um tipo de oferenda entre esses orixás. Ele é considerado pela maioria das baianas como uma comida sagrada. Por isso sua receita além de não poder ser modificada, deve ser preparada pelas filhas-de-santo.
O acarajé dos Iorubas da África ocidental, originário do falafel do Oriente médio, deu origem ao brasileiro. Os árabes levaram essa iguaria para a África nas suas diversas incursões durante os séculos VII e XIX. As favas secas e o grão de bico do falafel foram substituídos pelo feijão fradinho na África.
A diferença é que na gastronomia baiana o acarajé é mais temperado e mais saboroso, diferentemente daquele servido ao orixá.
Em geral a comida baiana é muito saborosa. Se você for à Bahia não deixe de pedir o seu acarajé. Seria imperdoável!!

Viviane Bigio
vibigio@uol.com.br


Fontes:

pt.wikipedia,org/wiki/gastronomia
 Acessado em:1/32010
HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/Acaraj%C3%A9
 Acessado em: 28/4/2010


 
Edições Anteriores
Edição Nº 29
 
 
* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016