Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 


Página inicial
   |   Contato
 
  Uma delícia japonesa


Uma delícia japonesa

No começo do século XIX, o Japão estava superpovoado e como estava isolado do resto do mundo não teve a oportunidade de progredir tecnologicamente. Tinha dificuldade de produzir alimento para seu sustento. Com a reforma agrária, a mecanização da agricultura desempregou milhares de camponeses e outros faliram por não poder pagar os altos impostos. Muitos foram para a cidade, formando uma massa de trabalhadores miseráveis. Por isso, por volta de 1880 o governo incentivou a emigração.

Foi em 18 de julho de 1908 que chegou ao porto de Santos, o navio Kasato Maru, trazendo um grupo de 781 japoneses. A vinda deles era vinculada a um acordo migratório realizado entre o Brasil e o Japão. Em 1951 é aprovado um projeto para a instalação no Brasil de 5 mil famílias de imigrantes japoneses e as empresas começam a se instalar no país.

Recentemente, em 2008 acabamos de comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil. Atualmente, o Brasil abriga a maior população nipônica fora do Japão, com 1,5 milhão de nikkeis (japones e descendentes).

Aqueles que vieram para o Brasil não tiveram uma vida fácil. Enfrentaram todo tipo de dificuldades como diferenças de cultura, costumes, língua etc.... Mas este povo sofrido conseguiu bem devagar enfrentar as dificuldades e com um trabalho de formiga soube se impor, achar seu lugar no sol e foi lentamente se introduzindo em todas as áreas.

Uma das áreas que eles mais desenvolveram foi a da alimentação. Essencialmente camponeses e pescadores, eles conseguiram impulsionar a sua “arte alimentícia” e os restaurantes japoneses foram proliferando. A comida japonesa, em pouco tempo, se tornou quase que uma febre nacional. Sushi, sashimi, temaqui etc... são os mais populares. Dentre estes, hoje destaco o sushi, que na verdade tem uma longa história e serve de base para os outros.

O sushi surgiu no sudeste asiático, mais provavelmente na China. Mas foi no Japão que ele ficou mais conhecido. Ele remonta a necessidade de conservação do peixe cru. Por volta do século III d.C. os filés de peixe eram salgados e arrumados em barris de madeira entre camadas de arroz. A liberação do ácido láctico azedava o peixe e garantia a sua conservação. Porém o arroz ficava impróprio para o consumo.

No século VII quando foi introduzida no Japão, a técnica foi alterada e o sushi passou a ser guardado sobre pedras.

No século XV um novo tipo de sushi foi criado, com um período de fermentação menor (cerca de 1 mês). Isto ajudou para que o peixe e o arroz fossem consumidos juntos.

No século XVII, em Edo (Tóquio), introduziram o vinagre no preparo do arroz, o que possibilitou a redução ainda maior do tempo de preparo para mais ou menos 1 dia. O inventor desse método foi um médico chamado Matsumoto Yoshiichi. Com a adoção do vinagre, o peixe passou a ser consumido cru e fresco e também deu um sabor especial ao prato.

Foram inventando outras variedades e outras técnicas até que no século XVIII, surgiu o primeiro sushiman da história: Hanaya Ykei. Ele criou o tipo de sushi mais popular: um bolinho de arroz com uma fatia de peixe cru, cujo consumo podia ser imediato. Como ainda não existiam refrigeradores, os peixes eram marinados em molho de soja ou vinagre. A prensagem passou a ser feita pela força das mãos.

Em Tóquio espalharam-se os quiosques de sushi tipo “fast-food”. Em 1923, quando a cidade foi atingida por um terremoto, muitos vendedores correram para outras regiões e assim se disseminou o sushi.

Agora, desde o século XX, a globalização fez com que esta delícia japonesa se espalhasse pelo mundo inteiro e alcançasse um grande sucesso, também pela sua fama de ser um alimento saudável.

Então bom apetite, ou melhor, itadakimasu!!!

Viviane Bigio
vibigio@uol.com.br

Fontes:
AMORETTI, Maria Suzana Marc
Centenário-da-imigração-japonesa-no-brasil
Endereço disponível: http://blog.biarnesa.com/br/index.php/?2008/08/02/26-centenario-da-imigracao-japonesa-no-brasil-e-o-movimento-dekassegui Acessado: 15.7.2009

FUJIKAWA Fabrício Yutaka. Historia e origem do Sushi. Endereço disponível http://www.cozinhajaponesa.com.br/sushi/index.php/2008/08/07/historia-e-origem-do-sushi/ Acessado: 17.7.2009

 
Edições Anteriores
Edição Nº 29
 
 
* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016